Promovido pelo SESCOOP/GO para os representantes da área jurídica das cooperativas goianas, o Especialização em Direito Cooperativo foi iniciado neste sábado (4), na Casa do Cooperativismo, em Goiânia. A aula inaugural contou com a presença dos 45 alunos inscritos e de professores da PUCPR, instituição responsável pela especialização. O curso será realizado nos próximos 14 meses, em módulos virtuais e presenciais. 

Para o Sistema OCB/GO, a especialização será uma oportunidade única para os participantes de 22 cooperativas goianas receberem formação qualificada de uma instituição que representa um estado com forte atuação no cooperativismo, como o Paraná. A instituição de ensino que certificará a conclusão do programa de Pós-graduação em Direito Cooperativo é a Associação Paranaense de Cultura (APC-PUCPR), uma das principais universidades do País de excelência com índices de aprovação positivos junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) e órgãos certificadores nacionais. 

“Nosso objetivo é preparar os assessores jurídicos das coops para atenderem demandas de importância para o ramo como a reforma tributária e outros assuntos. Será um curso para esses alunos poderem atuar em defesa do cooperativismo”, explica o coordenador de Relações Institucionais do Sistema OCB/GO, Diogo Oliveira.

Professores da PUC PR durante visita ao Sistema OCB/GO

Referência

A PUCPR é atualmente um centro nacional de estudos cooperativistas e, pela primeira vez, leva essa especialização para outro Estado. “Temos a experiência e conhecemos a realidade do cooperativismo, portanto essa qualificação vai ampliar o horizonte dos alunos que vão poder contar com nosso espaço de estudos nessa área”, exemplificou Helena de Toledo Coelho, coordenadora geral da educação continuada da Escola de Direito da PUCPR.

Segundo Leila Andressa Dissenha, coordenadora do curso, “Goiás é o primeiro estado, depois do Paraná, que abre essa turma de Especialização em Direito Cooperativista da PUCPR, vocês estão sendo pioneiros”, revela. A iniciativa tem apoio da Comissão de Direito Cooperativo da OAB Goiás. “O objetivo da OAB é fomentar o direito cooperativo em Goiás, estamos juntos nessa parceria”, disse Rafael Zardini.

A ESPECIALIZAÇÂO

O curso tem objetivo de proporcionar aos participantes alto nível de conhecimento sobre o Direito Cooperativo, desde as bases históricas e teóricas até a aplicabilidade prática das questões legais e jurisprudenciais envolvendo as sociedades cooperativas. As aulas serão presenciais e virtuais e têm previsão de término em 24 de maio de 2024. Os encontros virtuais serão realizados por meio de ferramentas de videoconferência (zoom), em sessões de interação com os professores. Já os encontros presenciais serão realizados na sede do SESCOOP/GO, em Goiânia.