Empoderamento e autoestima, esses foram os temas tratados em um workshop promovido pelo Comitê Elas pelo Coop do Sistema OCB/GO, nesta sexta-feira (24), para um público formado exclusivamente por mulheres cooperativistas. O encontro foi realizado no Espaço Inovacoop Goiás, em Goiânia, e teve como atração principal uma palestra de Juliana Brunêtto, psicóloga com longa carreira no cooperativismo de crédito e também coach de desenvolvimento de líderes e profissionais de recursos humanos.

O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, participou da abertura do evento. Ele parabenizou o trabalho que o Comitê Elas Pelo Coop vem realizando em Goiás. “O comitê está nos ajudando e fortalecendo o cooperativismo goiano. Eu quero agradecer e afirmar que a nossa retribuição é apoiar sempre”, comentou. 

O presidente da Central Sicredi Brasil Central e conselheiro de administração da OCB/GO, Celso Ronaldo Figueira, falou da participação feminina nas cooperativas, na abertura do evento. “Não basta apenas convidar as mulheres para participarem dos conselhos de administração apenas para dizer que temos diversidade, mas temos que efetivamente fazer com que as ideias das mulheres sejam implantadas nas nossas organizações”, apontou.

Francynelly Pessoni, assessora executiva e de governança da Central Sicredi Brasil Central e coordenadora do Comitê Elas Pelo Coop do Sistema OCB/GO, explicou que durante o ano estão previstas outras ações para mobilizar e tratar dos temas relacionados à participação das mulheres no cooperativismo. Além disso, haverá um curso de formação exclusivo para mulheres em parceria com o Escoop (Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo). “As ações realizadas por nosso comitê já impactam positivamente mil mulheres”, revela. 

Autoestima

O workshop foi aberto com uma apresentação da jornalista e diretora da Imagem Positiva Comunicação, Francis Telles. Ela apresentou o projeto Pluralidades, do qual coordena, e que fotografa mulheres negras e tem como um dos objetivos promover uma reflexão sobre o conceito de beleza em nosso País. Francis abordou a importância da autoestima feminina. “Vamos potencializar nossa autoestima. Sejamos determinadas a conquistar nossos objetivos, ocupar espaços e vencer desafios”, salientou.

A palestra principal teve o tema “A coragem de ser imperfeita”. A psicóloga Juliana Brunêtto, por meio de um relato pessoal, abordou a capacidade da mulher se reinventar e se reconstruir. De forma leve e motivadora, a palestrante engajou as participantes a desmistificar a crença de que ser vulnerável é sinônimo de fraqueza. Ao mesmo tempo, ela apontou a força que cada uma das mulheres tem para recomeçar e reconstruir suas vidas. 

“É preciso ampliar o seu autoconhecimento e ter ânimo para recomeçar, determinação para continuar e coragem para mudar ou cultivar a vida que tanto sonham”, disse.