O município de Bela Vista comemorou neste sábado (17/06) o Dia do Cooperativismo, pela segunda vez consecutiva. Durante a celebração, a prefeita Nárcia Kelly anunciou a construção de uma praça temática, em homenagem à forte presença do cooperativismo na região, e a criação de uma nova cooperativa do município, a Cooperativa de Agricultoras Familiares, Povos Tradicionais e Economia Solidária (Florya).

A celebração, que transcorreu durante toda a manhã e parte da tarde, foi realizada pela prefeitura municipal em parceria com o Sistema OCB/GO e cooperativas da região, no Clube dos Servidores. As atividades tiveram início às 7h, com o Passeio Ciclístico da Cooperação. Em seguida, as cooperativas ofereceram serviços e desenvolveram ações de interação com o público. A festa foi encerrada com apresentação de show musical da dupla Os Parazim. Participaram das ações as cooperativas da região: Cooperbelgo, Cooperabs, Sicoob Secovicred e Cresol.

Nárcia Kelly, prefeita de Bela Vista, lembrou que o município foi o primeiro a instituir o Dia do Cooperativismo no calendário oficial de eventos, no dia 13 de junho. “Fomos pioneiros em votar a lei que celebra o cooperativismo e desde o ano passado várias ações foram desenvolvidas. Criamos o Conselho Municipal do Cooperativismo e estamos fechando um termo de cooperação com todas as cooperativistas belavistenses. No próximo ano teremos a inauguração da praça da cooperação que, tenho certeza, será um grande marco para o cooperativismo, pois acreditamos que é cooperando que se transforma”, ressaltou a prefeita.

Para o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, a celebração do Dia do Cooperativismo em Bela Vista, assim como em outras diversas cidades de Goiás, é uma forma de divulgar o cooperativismo, a sua força e a importância que ele tem para a geração de emprego e renda. “É uma satisfação estarmos aqui em Bela Vista, nesta segunda celebração consecutiva, com um grande público, e as cooperativas do município presentes, prestando serviços à comunidade.”

Superintendente do Sistema OCB/GO, Jubrair Gomes Caiado reforçou a importância social do evento. “Essa celebração serve para a população conhecer a importância desse modelo de negócios, que é justo e sustentável, e que não cuida só do aspecto econômico, de geração de emprego e renda, mas também se preocupa com o lado social, com a comunidade”, enfatizou.

Cooperativas

O Dia do Cooperativismo em Bela Vista contou com a presença da vice-prefeita de Piracanjuba, Lenizia Alves Canêdo, que também é coordenadora do comitê Elas pelo Coop, da cooperativa Coapil. “Um evento como esse torna o cooperativismo mais forte, mais transparente. Apresenta para o público a sua força e que ele pode mudar e avançar a vida das pessoas”, comentou.

Para as cooperativas que participaram do Dia do Cooperativismo em Bela Vista, o evento serve para que possam mostrar o quanto estão engajadas em oferecer ações positivas para a comunidade local. “A nossa cooperativa está aqui para apoiar a comunidade, em todos os momentos. Sabemos também que a cidade com raízes no cooperativismo”, disse Lidiane Pires Cunha, gerente geral da agência do Sicoob Secovicred, em Bela Vista.

“Bela Vista nos recebeu muito bem. É uma cidade que vive o cooperativismo. Para nós da Cresol, é um orgulho fazer parte de um momento como esse”, afirmou Andreza Camargo, gerente de negócios da Cresol, em Bela Vista de Goiás.

E tem mais uma nova cooperativa nascendo em Bela Vista, é a Florya (Cooperativa de Agricultoras Familiares, Povos Tradicionais e Economia Solidária). A presidente da nova coop, Ihasminy Teixeira Areias Fernandes, também estava presente no Dia do Cooperativismo. “A nossa cooperativa foi criada para dar visibilidiade às mulheres que trabalham na agricultura familiar”, conta.