A Campanha SomosCoop 2025 ganha vida a partir do próximo dia 10 de março. Desta vez, o tema escolhido “Bora cooperar por um mundo melhor”, faz referência ao Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Confira abaixo o teaser da campanha:
Início
Há mais de cinco anos, iniciativa promove campanhas que divulgam os benefícios do cooperativismo. Em 2017, um novo capítulo começou a ser escrito na história do cooperativismo brasileiro com a idealização do movimento SomosCoop. Materializado um ano depois, em 2018, a iniciativa tem como missão levar o coop para além de suas fronteiras, para ser conhecido e reconhecido por toda a sociedade. Desde então, a marca funciona como uma bandeira na jornada de promoção do modelo de negócios. Um manifesto, divulgado em conjunto com o lançamento, ajudou a marcar o ponto de partida do movimento.
A motivação para a mudança aconteceu a partir da realização de uma pesquisa de imagem coordenada pelo Sistema OCB. Os dados coletados revelaram que apenas 44% da população conhecia o conceito de cooperativismo. Mas, a partir de uma série de ações, como campanhas de mídia, parcerias com influenciadores digitais, e a participação em programas de televisão de grande audiência, foi possível conquistar cada vez mais o reconhecimento do público. O impacto dessas estratégias foi notável. Em 2024, o Sistema OCB divulgou uma pesquisa que mostrou que 77% da população soube citar o nome de uma cooperativa, revelando aumento no reconhecimento do cooperativismo.
Para Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, o movimento SomosCoop tem o potencial de destacar os valores do coop. Ela acredita que, ao evidenciar seu propósito, a identidade da marca fortalece o cooperativismo e, também, constrói relacionamentos mais profundos e emocionais com seus públicos. “O SomosCoop atua para que o propósito do cooperativismo seja amplamente reconhecido e valorizado, permitindo que as pessoas se conectem verdadeiramente e contribuam para um mundo mais justo e equilibrado a partir do movimento de cooperação”, disse.
A conquista é resultado de diversas iniciativas que se destacaram ao longo dos anos. Entre elas, as parcerias com o ex-tenista Gustavo Kuerten na campanha Nova Onda e Vem Ser Coop, tudo ao seu redor já é. Ele vestiu a camisa do coop e mostrou ao Brasil como o movimento representa uma maneira inovadora de empreender e realizar negócios de forma colaborativa.
Outro destaque é a websérie SomosCoop na Estrada, comandada pela jornalista e apresentadora Glenda Kozlowski, que percorre o país e promove o cooperativismo em diferentes regiões, cada uma com suas próprias histórias e desafios. Com três temporadas completas, lançadas em 2022, 2023 e 2024, o programa traz ao público relatos reais de transformação e superação vividos por cooperativas e cooperados. A cada episódio, os princípios do modelo de negócios são evidenciados e mostram que o potencial de cooperação muda realidades, fortalece comunidades e impulsiona o desenvolvimento local, com poder de gerar impactos positivos e prosperidade para as pessoas envolvidas.
Mais uma ação que gerou ainda resultados significativos foi a adoção do carimbo SomosCoop, criado em 2019 para facilitar a identificação de produtos e serviços oferecidos por cooperativas. Ao ver a marca, os consumidores e parceiros reconhecem facilmente que estão consumindo algo que é resultado de um trabalho de cooperação, com base em valores como a solidariedade, a transparência e o compromisso com o desenvolvimento sustentável.
A campanha #BoraCooperar, divulgada em 2023, também surgiu com o intuito de fortalecer ainda mais a visibilidade dos benefícios do cooperativismo no desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Com o mote E se em vez de competir a gente decidisse cooperar?, a iniciativa destaca como o modelo cooperativista impacta diversos setores da economia, como produção de alimentos, saúde, inclusão financeira e cuidado ambiental. A campanha conta com a participação de ex-BBBs influentes nas redes sociais, como Thelma Assis (saúde), João Luiz (educação) e Caio Afiune (agronegócio), que compartilham suas experiências profissionais ligadas ao cooperativismo. Além disso, um jingle exclusivo em quatro gêneros musicais complementa a comunicação nas mídias tradicionais e digitais.
Para mostrar que O cooperativismo é um bom negócio, uma nova campanha tomou forma em 2024. Ela reforça a mensagem de que o coop é uma escolha vantajosa para todos e mostra como o modelo de negócios impacta positivamente a vida das pessoas e suas comunidades, simplifica seu entendimento e enfatizando suas vantagens econômicas. A campanha foi divulgada por meio de vídeos, redes sociais e spots de rádio.
Além disso, o Movimento SomosCoop também tem marcado presença em podcasts populares como BrainCast e NerdCast, além do canal PodCooperar. A mensagem ainda encontra repercussão em grandes emissoras de TV, como a Band, no programa Melhor da Noite, que ajuda a amplificar sua voz e alcançar ainda mais pessoas. Na Rede Globo, os programas É de Casa, em 2021, e Encontro com Fátima Bernardes, em 2022, mostraram o poder transformador e o potencial econômico do cooperativismo.
“O aumento expressivo no reconhecimento do cooperativismo é, sem dúvida, um reflexo direto do trabalho promovido pelo SomosCoop, que busca reafirmar o compromisso de tornar o modelo de negócios uma força cada vez mais conhecida e respeitada em todo o Brasil”, complementa Samara.
A websérie #BoraEntender, de 2024, também surgiu como uma websérie para explicar de maneira simples e acessível o que é o cooperativismo, seus princípios e funcionamento. Em quatro episódios, a série explora a história do cooperativismo, sua presença em diversas atividades econômicas no Brasil, e o impacto positivo para cooperados e a sociedade. O primeiro episódio, já disponível no YouTube, revela como o cooperativismo promove prosperidade e desenvolvimento econômico e social, oferecendo uma visão prática e educativa do movimento.
(com informações do Sistema OCB)