No próximo dia 29 de outubro, Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral), a Central Sicoob Uni, em conjunto com o Instituto Mover, promove a semana de conscientização sobre a doença que atinge uma em cada quatro pessoas. Do dia 23 ao dia 29 de outubro serão realizadas palestras nos postos de saúde e empresas, em Goiânia e Aparecida de Goiânia. 

A Central Sicoob Uni realiza um projeto para apoiar instituições filantrópicas, indicadas por colaboradores da central, que fazem parte das organizações. Neste ano, sete instituições foram beneficiadas com o patrocínio em ações, o Instituto Mover é umas das organizações contempladas em 2023. Dentro da programação, hoje (23), o médico neurologista Marcos Aurélio Fraga Borges, mediará uma palestra on-line sobre o combate e a prevenção do AVC para os colaboradores da Central. 

Combate ao AVC 

De acordo com dados do Portal de Transparência dos Cartórios e Registros, o AVC é a maior causa de mortalidade no Brasil em 2023, no primeiro semestre deste ano, cerca de 50.291 vítimas pela doença. O Acidente Vascular Cerebral hoje é uma das principais causas de morte e incapacidade em todo o mundo, mas com as atitudes corretas, 90% dos casos podem ser evitados, segundo o Instituto Mover. 

Ter controle das doenças como pressão alta, diabete e excesso de preso contribuem para a prevenção do AVC. A doença tem dois tipos: o isquêmico, que ocorre por falta de sangue em alguma parte do cérebro, e representa 80% a 85% dos casos; e o hemorrágico que acontece quando uma artéria rompe, isso pode causar danos cerebrais permanentes. 

A Central Sicoob Uni demonstrando o interesse pela comunidade, que é um dos princípios do cooperativismo, em conjunto com o Instituto Mover, realizarão ações para a população se conscientizar sobre a doença.  Quando os sintomas são identificados de forma rápida e o socorro é imediato podem prevenir sequelas permanentes, tais como: redução de movimentos, perda de memória e risco de morte. 

Fonte: Comunicação da Central Sicoob Uni