Em 2025, o Sicredi acelerou sua agenda de inovação com três iniciativas estratégicas: o programa de intraempreendedorismo em parceria com o Amcham Lab, o evento DataWeek e o reconhecimento por meio de cases de inovação em nível nacional.  Com tais frentes, a Central Sicredi Brasil Central alçou posições de destaque com a Sicredi Centro‑Sul MS/Bahia (com sede em Dourados-MS), a Sicredi União MS, TO e Oeste da Bahia e a Sicredi Campo Grande (essas últimas com sede em Campo Grande-MS).

Como destaca o presidente da Central Sicredi Brasil Central, Celso Figueira, as cooperativas vêm se preparando ao longo dos anos para se manterem cada vez mais competitivas, e esse contexto passa diretamente pelo uso de novas tecnologias. “Precisamos buscar a inovação, acompanhar o desenvolvimento da tecnologia aliado às necessidades tanto das nossas pessoas colaboradoras, quanto dos associados. A Inteligência Artificial é um bom exemplo, e a busca pelo seu uso de forma consciente e positiva pode e deve render bons frutos também ao cooperativismo”, ressalta.

Dando um novo fôlego à inovação e ao intraempreendedorismo, o Sicredi lançou um programa em parceria com o Amcham Lab, o hub de inovação da Amcham (Câmara Americana de Comércio). O programa mobilizou as cooperativas do sistema a desenvolverem ideias internas que geram impacto real para associados e colaboradores.

Neste cenário a cooperativa Sicredi Centro‑Sul conquistou o 1º lugar e a Sicredi União ficou em 2º lugar. Paralelamente, durante o evento DataWeek promovido pelo Sicredi, a Sicredi Campo Grande garantiu o 1º lugar e a Sicredi Centro-Sul ficou em 2º lugar. No fórum corporativo Fórum Nacional de Processos Sicredi a cooperativa Sicredi União foi destaque com o case “Como domar um crédito selvagem: bastidores de uma governança” e a Sicredi Celeiro com o projeto “CeleiroGPT”.

Fonte: FatoMais Comunicação