Em resposta ao intenso crescimento de fraudes digitais no Brasil, as cooperativas de crédito do País se uniram para lançar a campanha #CliqueConsciente – Juntos por Mais Segurança Digital, em colaboração com SomosCoop e integrantes da Câmara Temática de Crédito do Sistema OCB. O lançamento será nesta quinta-feira (8) durante o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), em Belo Horizonte, evento que reúne mais de 5 mil participantes para discutir o futuro do segmento no Brasil.
De acordo com a ClearSale, empresa especialista em inteligência de dados para prevenção de crimes financeiros, o cenário é preocupante: mais de 1 milhão de tentativas de fraude foram registradas apenas no primeiro semestre de 2024, com um prejuízo de R$ 1,2 bilhão. E, com uma tentativa de golpe a cada 3,2 segundos, a necessidade de uma campanha educativa nunca foi tão urgente.
A campanha está estruturada em três etapas fundamentais:
- Prevenção: estratégias para evitar que fraudes aconteçam;
- Detecção: aprendizado para identificar sinais de atividades suspeitas;
- Ação: orientação sobre como reagir de forma eficaz ao identificar uma fraude.
“O foco da campanha #CliqueConsciente é intercooperação para um bem coletivo. A colaboração entre cooperativas busca criar uma cultura de segurança que faça parte da vida de todos os cooperados”, destaca Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB.
Fábio Fekete de Noronha, da Superintendência de Segurança Corporativa do Centro Administrativo Sicredi, ressalta a importância da ação. “Precisamos educar nossos cooperados para que eles possam navegar com segurança no mundo digital, entendendo a importância das ferramentas de segurança e identificando situações que possam indicar fraudes”, disse. E Rodrigo Dellagiustina, gerente de Marketing, da Central Ailos reforça que, “a criação dessa campanha conjunta busca unir forças de diferentes marcas para combater um problema comum. Iniciativas como essa fortalecem o segmento”.
As cooperativas de crédito Cresol, Sicoob, Sicredi, Unicred, Ailos, Credsis, Uniprime, Cooperforte, CrediBRF, Sisprime, Barrracred, Credicoamo e cooperativas de crédito independentes estão unidas no processo para maximizar o impacto da campanha, que será promovida por meio de diversos canais, como redes sociais, WhatsApp, e-mail marketing e e-books até janeiro de 2025.
Para mais informações, é possível entrar em contato diretamente com o departamento de comunicação das cooperativas envolvidas ou com a equipe de comunicação do Sistema OCB pelo e-mail comunicacao@ocb.coop.br.
Fonte: Sistema OCB