O jornalista, escritor e palestrante Marcos Piangers defende que para sermos protagonistas é preciso fugir da segurança e do comodismo existentes em antigos padrões de comportamento. Ele foi a atração principal do 4º Encontrocoop Goiás, promovido pelo Sistema OCB/GO na tarde desta quarta-feira (24), em formato on-line. O evento também foi o momento para a entidade apresentar às cooperativas goianas a programação de cursos para o ano de 2024.

Em uma palestra de cunho motivacional intitulada “Protagonismo e felicidade – A Mudança que você faz no mundo”, o convidado falou sobre o que pode inspirar equipes, gerar engajamento, mas também realização na vida pessoal e no trabalho. Marcos Piangers é pai da Anita e da Aurora e autor do best-seller O Papai é Pop, que virou filme com Lázaro Ramos e Paolla Oliveira. É uma das maiores referências brasileiras sobre paternidade, chamado de “guru” pelo portal UOL, “fenômeno da internet” pelo jornal O Globo e “o pai mais cool do Brasil” pela revista portuguesa Magazine.

Segundo Piangers, é preciso valorizar a família e as conexões com outros seres humanos, desse modo, a felicidade pode ser encontrada nos momentos simples da vida e não necessariamente ligada a dinheiro ou status. “Dinheiro não traz felicidade quando você se compara com os outros. Traz felicidade quando você gasta em experiências, não em coisas”, afirma.

No mundo corporativo, Piangers aponta que é preciso reduzir a pressão nas pessoas. “Uma empresa funciona bem quando as pessoas estão calmas, com funcionários felizes”, diz. “Podemos substituir a palavra meta pela palavra sonho”, sugeriu. Ele também lembrou que é preciso ter o que chamou de “orgulho tribal”, ou seja, toda a equipe precisa estar com boa autoestima. “Fazer a afirmação de que nós somos incríveis”, citou.

Protagonismo

Para Piangers, por muita vezes aprendemos a usar velhas fórmulas e padrões, mas ele aponta que o velho conselho de mãe de que “você não é todo mundo” é uma lição que deve ser colocada em prática para sermos mais protagonistas. “Você tem peculiaridades. Você é melhor que essa padronização de todo mundo, você é melhor do que ficar tentando fazer o que todo mundo faz”, diz. “Isso é protagonismo, é olhar pra dentro, entender quem é você de verdade e entender que você pode fazer diferente”, ensina.

O palestrante indica ainda que robôs avançados e Inteligência Artificial não são capazes de substituir pessoas que fazem com paixão aquilo que se propõem a fazer. E, nesse sentido, ele deixou uma receita simples que deve ser colocada em prática semanalmente: encarar toda segunda-feira como se fosse um Réveillon e, assim, sentirmos renovados. 

Programação 2024

Além da palestra de Piangers, o 4º Encontrocoop Goiás também foi o momento para o Sistema OCB/GO apresentar às cooperativas goianas o que programou para o ano de 2024, em palestras, cursos e eventos. 

O superintendente do Sistema OCB/GO, Jubrair Gomes Caiado, fez um balanço de 2023 e apresentou o que será realizado nos próximos meses. Ele destacou a participação do cooperativismo goiano na 15ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), que será realizado em maio de 2024. “Goiás terá 80 vagas no Congresso e esperamos trazer de lá as novas diretrizes estratégicas para os próximos quatro anos”, apontou.

Jubrair também ressaltou o trabalho que o Sistema OCB/GO realiza nos Núcleos Regionais e fez o anúncio de uma novidade. “Em 2024, vamos promover encontros regionais de presidentes de cooperativas em cada um dos núcleos”, informou.