Com aumento de 16,7% no número de participantes em relação à edição anterior, o CoopsParty Summit 2025 reafirmou sua posição como o maior evento de inovação do cooperativismo no Brasil. Realizado simultaneamente à FIC Goiás, entre 29 de outubro e 1º de novembro, no Centro de Convenções de Goiânia, o encontro reuniu mais de 1.750 visitantes, entre empreendedores, cooperativistas e profissionais de tecnologia.

Um dos grandes destaques desta edição foi a adoção de práticas sustentáveis e ambientalmente responsáveis, por meio da parceria com o Movimento Reciclar, iniciativa do Sistema OCB/GO e do Codese com apoio de entidades públicas e privadas. A ação assegurou a coleta, triagem e destinação correta de 1 tonelada de resíduos recicláveis gerados durante os quatro dias de evento.

A operação envolveu a empresa Bom Lixo, a concessionária de Limpeza Urbana Limpa Gyn e a Cooperativa de Catadores Cooprec, que foi remunerada pela triagem dos materiais.

Educação ambiental

Mil sacos azuis foram distribuídos para a separação de recicláveis e orgânicos, e equipes de mobilização ambiental atuaram com expositores e visitantes, estimulando boas práticas de descarte e consumo responsável. Além da coleta e reciclagem, o projeto promoveu educação ambiental e valorização do trabalho cooperativo, reduzindo a quantidade de resíduos destinados a aterros e fortalecendo a economia circular.

Segundo o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, o sucesso da iniciativa confirma o papel do cooperativismo como agente de inovação e sustentabilidade.

“O CoopsParty 2025 mostrou que é possível unir geração de negócios, tecnologia e responsabilidade ambiental. O aumento do público e a adesão ao Movimento Reciclar demonstram que as pessoas querem participar de eventos que inspiram propósito e transformação”, afirmou.

Com o tema “Inovar é Cooperar com o Futuro”, o CoopsParty Summit contou com 42 apresentações e reuniu palestrantes de destaque nacional, como Murilo Gun, Ricardo Bellino, Eduardo Feldberg (Primo Pobre) e Luiza Possi. Três palcos simultâneos — Intermídias, Coopsparty e Experience — promoveram painéis sobre tecnologia, criatividade, sustentabilidade e empreendedorismo cooperativo.