A cooperativa Comigo vai inaugurar, no próximo sábado (20), sua nova Unidade Armazenadora, localizada em Mineiros (GO). A estrutura é a maior do Estado de Goiás, com capacidade de armazenamento estático para 3,3 milhões de sacas de grãos, e que será utilizada para soja e milho.

Para o presidente do Conselho de Administração da Comigo, Antonio Chavaglia, esta é uma conquista não somente para os cooperados, mas para o desenvolvimento do agronegócio, sendo que a cooperativa investe em uma área muitas vezes esquecida por outras empresas do setor: o armazenamento de grãos. “O produtor vai ter condições, facilidade e agilidade para entregar os grãos na nova unidade. É um investimento bastante expressivo”, ressalta o presidente.

Presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira afirma que a inauguração ameniza o problema da pouca capacidade de armazenamento e é exemplo de que o agronegócio goiano, em especial o cooperativismo agro, continua a investir pesado em infraestrutura e modernização. “Apesar dos desafios pela frente, como preço e produção, o agronegócio goiano está entre os mais competitivos no mundo”, diz o presidente da entidade que representa as cooperativas em Goiás.

Investimentos para cooperados

Cerca de R$ 150 milhões estão sendo investidos na construção da nova unidade. A maior parte do valor vem de recursos próprios da cooperativa, já que a construção da unidade atende aos pedidos dos cooperados da região. “Os armazéns são feitos para atender a demanda do associado, que é o principal motivo da cooperativa existir”, justifica Chavaglia, reforçando a importância do investimento em armazenagem para os produtores locais e das cidades vizinhas. “Temos essa ligação forte com o associado e com o produtor rural e aqueles produtores que não têm armazém, às vezes, têm dificuldade na hora de entregar. Por isso, a cooperativa tem muita capacidade armazenadora”, pontua. Atualmente, a Comigo recebe cerca de 20% da soja do Estado de Goiás.

Além da imponência no volume de capacidade, a unidade é uma das mais modernas da cooperativa e conta com automatização em todos os processos de recepção e secagem de grãos. A estrutura conta com balanças, sistema de areação, termometria e dois secadores com capacidade para 150 toneladas por hora, que devem agilizar o processo da chegada dos grãos e reduzir as filas, como explica o presidente executivo da Comigo, Dourivan Cruvinel. “O cooperado hoje precisa de agilidade, tanto na recepção como na expedição”.

Escolha da região

O presidente executivo da Comigo explica ainda que a escolha do local para a instalação da unidade foi baseada no forte crescimento do município e de toda a região, que também está em uma localização geográfica estratégica. “É pela pujança do município, quase que totalmente focado na atividade agrícola, onde já temos muitos cooperados, mesmo estando lá somente há três anos, então é um belo investimento para cooperar ainda mais com o desenvolvimento dessa região”, afirma Dourivan.

De acordo com o gerente da nova unidade, Leandro Alves Nascimento, já está tudo pronto para a recepção de grãos. Para isso a unidade gerou novos postos de emprego na cidade, e deve gerar ainda mais vagas durante as safras. “São 60 postos de empregos diretos e esse número pode dobrar durante a safra, podendo chegar a 120 trabalhadores durante o período contando com os safristas”, afirma. Para o gerente, o bom funcionamento da unidade trará a agilidade que a agricultura precisa. “O campo hoje está altamente tecnológico, e a região carecia de um armazenamento à altura da tecnologia empregada no campo”.

A unidade armazenadora está localizada na Rodovia BR-364, km 312, na Zona Rural de Mineiros. A solenidade de inauguração terá início às 9 horas e estão convidados todos os cooperados, produtores rurais, líderes do setor e toda a comunidade.

Fonte: Comunicação da Comigo