Os membros do Comitê Regional de Diversidade e Inclusão, da Unimed Federação Centro Brasileira, reuniram-se no dia 26 de maio para a avaliação das ações implementadas no primeiro trimestre de 2022. O saldo do balanço foi positivo com a constatação que a Federação já desenvolveu várias ações após a implantação da Política de Diversidade e Inclusão.

Essa constatação veio após a analista de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Federação, Diana da Silva Almeida Vieira, apresentar uma síntese do trabalho executado nos primeiros três meses do ano, que inclui a divulgação periódica entre os colaboradores de pílulas (textos curtos) com a abordagem de temas sobre a Política de Diversidade e Inclusão, empoderamento da mulher, religião no Brasil e o Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa, celebrado em 21 de janeiro.

Diana também citou a ação do projeto Cumbuca com foco em zero discriminação, o trabalho alusivo ao Dia Mundial de Zero Discriminação, celebrado em 1º de março, a atualização nas peças de divulgação de vagas de emprego e a elaboração do cartaz da Política de Diversidade.

Um vídeo exibido durante a reunião mostrou dificuldades ainda hoje vivenciadas por trabalhadoras mulheres, tanto no que se refere à preconceitos, tripla jornada e remuneração inferior quanto a dificuldades para a conquista do respeito e reconhecimento desta parcela da população. Após a exibição, os membros do comitê debateram o assunto e o que pode ser feito para superar esses problemas. O comitê também aprovou ações a serem desenvolvidas internamente na Federação para estimular a inclusão e o respeito à diversidade.

Fonte: Assessoria de imprensa