Para melhorar a qualidade de vida de seus cooperados, a Cooperativa Mista dos Produtores de Leite de Morrinhos (Complem) elaborou uma proposta, ao governo do Estado, de abertura de linhas de crédito para os pequenos produtores rurais. O projeto foi apresentado durante reunião realizada nesta terça-feira (10), na sede do Sistema OCB/GO, para representantes da Associação de Garantia de Crédito de Goiás (GarantiGoiás) e da GoiásFomento, a agência estadual do governo responsável por financiamentos de empreendedores.  

Para o presidente da Complem, Sérgio de Oliveira Penido, o novo fundo de investimento tem a principal função de levar ao produtor do campo condições para que ele possa melhorar sua atividade econômica. “Melhorando renda e receita desse produtor, vamos contribuir para aumentar a sua qualidade de vida, para que ele possa ficar no campo, garantindo a sucessão familiar. Esse fundo é uma forma de trazer dignidade para essas pessoas”, ressaltou. 

Acordo 

O convênio entre GoiásFomento, GarantiGoiás e Complem fechado nesta terça-feira (10) terá todo apoio institucional do Sistema OCB/GO e do governo de Goiás. Segundo o presidente do Sistema OCB/GO, que também é presidente da GarantiGoiás, Luís Alberto Pereira, a agência oferecerá a garantia das operações com valor até R$ 50 mil por cooperado e o governo estadual, por meio da GoiásFomento, a equalização de juros de 6% ao ano. “Esse convênio vai trazer tranquilidade para o agente financeiro, à GoiásFomento e também ao agente garantidor, que é a GarantiGoiás”, explicou Luís Alberto. 

Com o acordo, será criado um projeto piloto para atender até 50 cooperados da Complem em operações de crédito que podem atingir até R$ 2,5 milhões, no total. O projeto técnico será elaborado como parte da já existente linha de crédito Produtor Empreendedor, do governo do Estado. A proposta será elaboradora pela GoiásFomento com acompanhamento e monitoramento da Complem, para levar mais segurança ao ciclo de operação de investimento. 

Independência 

Com recursos financeiros disponíveis para investir, a intenção é que as famílias de produtores cooperados permaneçam no negócio local, evitando o êxodo rural. “Precisamos garantir independência financeira desse produtor, para aumentar sua renda e garantir a atividade produtiva”, disse o presidente da Complem.  

Para Cleiton Silva Pires, diretor da GarantiGoiás, atender esse público de pequenos empreendedores faz parte do plano de ação elaborado no final de 2022, pela agência garantidora, e vai proporcionar a viabilidade das operações. “A parceria com outras instituições está contemplada em nosso novo plano de ações para 2023. Queremos atender esses produtores, atentos ao foco social desse projeto”, revelou. “Vamos oferecer a garantia, para que o estudo seja realizado com segurança e para que o produtor tenha condições de honrar com o compromisso feito”, ressaltou Luís Alberto.  

Diretor de Operações da GoiásFomento, Fernando Freitas Silva revelou que a agência vai viabilizar os recursos necessários, oferecendo juros atrativos que não são encontrados no mercado e que a Complem será responsável pela assistência técnica, acompanhamento e seleção de produtores que farão parte do projeto piloto. “Teremos um ciclo completo de linha de crédito com o total apoio da OCB/GO, que se dedica ao desenvolvimento das cooperativas em Goiás”, concluiu.