Segundo relatório da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), houve no primeiro semestre de 2024 um crescimento de 25% nas indenizações pagas referentes ao seguro vida individual. O percentual indica que a população tem buscado ampliar a sua proteção. Ainda de acordo com o relatório, no mesmo período, os seguros de pessoas arrecadaram R$ 34,9 bilhões.
Para a gerente administrativa da Uni Corretora de Seguros, Maria Angélica, esse crescimento na contratação do seguro de vida individual já foi percebido logo após a pandemia de covid-19. Segundo ela, após esse período muitos estigmas em relação ao assunto foram descontruídos.
“Especialmente após experimentarmos uma passagem pela pandemia, o brasileiro entendeu a importância dos seguros de vida, não somente para si, mas também a proteção de sua família. Muitas pessoas além de perderem seus entes queridos, perderam também a renda que essa pessoa trazia para o lar e se viram desamparadas repentinamente”, destacou Maria Angélica.
A gerente explicou que esse movimento era esperado, principalmente por conta da mudança da mentalidade das pessoas. “Houve uma maior conscientização a respeito da importância da proteção financeira para as famílias.” Ainda segundo Maria Angélica, outro fator importante é que as seguradoras também têm trabalhado para oferecer produtos mais acessíveis.
“O intuito é atender a diversos públicos, assim como as seguradoras têm tornado as contratações mais simplificadas, por meio da digitalização. Atualmente você consegue contratar um seguro de vida facilmente no aplicativo de diversas instituições financeiras”, ressaltou.
Proteção
O seguro de vida individual é um seguro que protege uma pessoa física (a depender das coberturas contratadas) e seus beneficiários em caso de morte do contratante. As coberturas normalmente ofertadas nesse tipo de contração são: morte, invalidez por acidente e doenças graves.
Em algumas seguradoras é possível incluir também a cobertura de DIT (Diárias de Incapacidade Temporária), que é quando o contratante, por meio de atestado médico, precisa ficar afastado de suas atividades laborais, dessa forma, ele tem a sua renda reposta pela seguradora.
“É muito importante que o proponente do seguro observe as coberturas que estão sendo contratadas, se as mesmas estão adequadas as suas necessidades, assim como observar as franquias das coberturas para não ter surpresas no momento da utilização, bem como não omitir informações sobre o estado de sua saúde na Declaração Pessoal de Seguros”, detalhou a gerente.
Benefícios do Sicoob
O Sicoob hoje possui seguradora própria para contratação dos seguros de vida e possui uma diversificada gama de produtos para atender os mais diversos públicos pessoa física (Vida Individual, Vida Mulher, Vida Master, Vida Simples, Renda Protegida) e pessoa jurídica. O Sicoob Seguradora também oferece facilidade na contratação nos seguros, onde os cooperados podem realizar a contratação de forma prática no App Sicoob.
Fonte: Comunicação da Central Sicoob Uni