
A Coopanest-GO (Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas de Goiás) e a SAEGO (Sociedade de Anestesiologia do Estado de Goiás) lançam a campanha “Sedação segura é com médico anestesista”, uma iniciativa voltada à conscientização da população sobre a importância de contar com um médico anestesista em todos os procedimentos que envolvem anestesia ou sedação.
O objetivo é alertar pacientes e profissionais de saúde sobre os riscos da sedação sem a presença de um especialista habilitado, reforçando a segurança do paciente como prioridade em qualquer procedimento médico. Lembrando que os processos de anestesia e sedação estão presentes também em vários tipos de exames, como por exemplo, a endoscopia e a colonoscopia e não apenas em cirurgias.
Como parte da campanha, foi desenvolvida uma cartilha informativa que explica, de forma didática, quando o anestesista deve estar presente e quais são os cuidados necessários para garantir a segurança do paciente. Além disso, cartazes serão distribuídos em unidades de saúde de Goiânia, ampliando o alcance das informações e estimulando a conscientização em consultórios, clínicas e hospitais públicos e privados. Materiais educativos também podem ser vistos em outdoors e shoppings da capital.
O Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) é um apoiador da campanha e também participará da ação, realizando fiscalizações em unidades de saúde para verificar o cumprimento das normas e assegurar que apenas médicos anestesistas realizem procedimentos que envolvam anestesia ou sedação profunda.
Segundo o presidente da Coopanest-GO, Haroldo Maciel Carneiro, a campanha busca “garantir que a população entenda que a presença do anestesista é fundamental para a segurança e o sucesso de qualquer procedimento médico”. Já o presidente da SAEGO, Filipe Maia, reforça que “a anestesia é um ato médico que exige formação, preparo e acompanhamento especializado — e isso só o anestesista pode oferecer”.