Em alerta neste período de estiagem histórica, o Sistema OCB/GO integra uma frente estadual de prevenção e combate às queimadas. A massa de ar quente e seco segue predominando em Goiás, mesmo com o ínicio de chuvas isoladas.

Para divulgar informações preventivas às cooperativas agrícolas, que são numerosas e presentes em todo o Estado, o Coopcast, podcast produzido pelo Sistema OCB/GO, conversou com a Primeira Tenente Vanessa Furquim, oficial de informações públicas da operação Cerrado Vivo, liderada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Goiás. 

As condições meteorológicas indicam baixa probabilidade de chuvas em todo o Estado ao longo desta semana, o que contribui para o aumento dos riscos de incêndios, especialmente nas regiões Oeste e Sudoeste, onde as temperaturas máximas devem ultrapassar os 40°C. Com o cenário de tempo seco e altas temperaturas, continua o risco elevado de queimadas, que podem prejudicar as propriedades rurais e a biodiversidade local.

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás reforça a importância da conscientização sobre a necessidade de práticas agrícolas sustentáveis que minimizem esse impacto.

Ouça aqui!