Pablo Alcântara
Comunicação do Sistema OCB/GO

Quando Ana Talyssa Pires de Souza foi convidada a mudar de função e ocupar o cargo de secretária-executiva na Complem, em Morrinhos, ela enfrentou o desafio de iniciar em uma área nova para ela. Foi então que o departamento de Recursos Humanos (RH) da cooperativa sugeriu que ela fizesse o curso “Entendendo a Sociedade Cooperativa”, oferecido na plataforma Capacitacoop. “Foi muito importante porque eu precisava entender conceitos como a função dos conselhos e como executar o preenchimento das atas nas assembleias, por exemplo”, conta.

Ana Talyssa é uma das milhares de pessoas em Goiás que fizeram cursos no Capacitacoop este ano, levando o uso da plataforma a dar um salto em 2023. No ano passado, foram emitidos 615 certificados para o Estado, mas de janeiro a novembro, o SESCOOP/GO emitiu cerca de 2280 certificados, um aumento de 370%.

Segundo Lara Borges, coordenadora de Desenvolvimento Humano de Cooperativas do SESCOOP/GO, o CapacitaCoop foi lançado pela Unidade Nacional da OCB em 2020, durante o período da pandemia de covid-19. Com o passar do tempo, a quantidade de cursos aumentou e a procura pela educação à distância permaneceu alta. “Deu muito certo. A pessoa pode fazer em qualquer lugar, desde que esteja online”, aponta.

Em 2023, o Sistema OCB/GO resolveu intensificar as estratégias para ampliar a divulgação e a utilização da plataforma pelas cooperativas goianas. “A gente realmente fez um trabalho de intensificação de divulgação para as cooperativas e para a comunidade; então, o resultado desse aumento foi fruto desse trabalho estratégico que a gente fez”, explica.

Complem

O CapacitaCoop também foi abraçado por cooperativas como a Complem, o que explica parte do aumento na emissão de certificados em 2023. Não é à toa que a Complem está no topo do ranking das cooperativas goianas que mais acessaram a CapacitaCoop. Em 2023, foram emitidos 320 certificados em nome da cooperativa.

Indicar cursos específicos do Capacitacoop é uma estratégia de gestão de pessoas da Complem, tanto para novos colaboradores quanto para aqueles que estão mudando de cargo e função, explica a coordenadora de RH da cooperativa, Thálita Gomes Costa Apolinário. “Desde agosto, implementamos o uso do CapacitaCoop nestas duas frentes de trabalho, na seleção e também para o desenvolvimento profissional dos colaboradores”, afirma.

Thálita conta que antes de colocar a estratégia em prática, a equipe de RH da Complem avaliou cada um dos cursos oferecidos na Capacitacoop. “Fizemos o levantamento de todos os cursos e selecionamos aqueles que se enquadram para cada uma das funções da cooperativa”, explica.

A plataforma Capacitacoop faz parte do processo de seleção de novos colaboradores na Complem. Thálita explica que, após a primeira fase (apresentação de currículo e entrevista com o RH), os candidatos a vagas na cooperativa precisam fazer os cursos “Cooperativismo – Primeiras Lições” e “A História do Cooperativismo” para seguir para a próxima etapa. “Se o candidato for aprovado, aí já começa mais uma etapa e indicamos cursos específicos dentro da plataforma que vão ajudar em sua função, como contabilidade, comunicação ou tecnologia da informação, por exemplo”, conta.

“Quando comecei na Complem, conhecia um pouco o cooperativismo, mas logo aprendi mais sobre a história do modelo de negócio por causa do curso que o RH me indicou”, explica Ricardo Junio Ferreira Freitas, 31 anos, que atua hoje na área de vendas da Complem. “Meu primeiro curso no Capacitacoop foi a História do cooperativismo”, completa.

Desempenho

A Complem também está utilizando a Capacitacoop no programa de avaliação de desempenho de seus colaboradores. “Apresentar certificados de cursos específicos de acordo com o cargo é um pré-requisito para obter classificação de nível e obter reajuste salarial”, destaca Thálita, do RH da cooperativa.

Yasmim Lopes Soares Rosal, 20 anos, trabalha na Complem há 2 anos. Começou como Jovem Aprendiz e foi efetivada em junho deste ano no setor de Educação Cooperativista. “O primeiro curso do Capacitacoop que fiz foi justamente o de Educação Cooperativista, sugerido pelo RH da cooperativa. Tinha tudo a ver com a nova etapa da minha vida”, conta.

Depois disso, Yasmim já fez uma dezena de outros cursos na plataforma. “Os cursos no Capacitacoop têm uma linguagem de fácil entendimento, acho muito interativo e isso facilita o aprendizado”, elogia.

Ricardo, Ana Talyssa e Yasmim apresentam certificados de cursos da CapacitaCoop
A gerente geral da OCB, Fabíola Nader Motta, apresenta a versatilidade da plataforma de educação cooperativista, a Capacitacoop. Cursos e trilhas de aprendizagem podem ser acessados gratuitamente por cooperados, e colaboradores de cooperativas.

Confira abaixo dicas de cursos de três áreas que estão contempladas no Capacitacoop: cooperativismo e comunicação.

Compreenda a história do cooperativismo no Brasil e no mundo, conhecendo suas bases e princípios. A capacitação apresenta a história do modelo societário, destacando a sua origem e o contexto econômico e social do seu surgimento.

Carga-horária: 2 horas

Acesso livre


Neste curso, você irá compreender como o sistema cooperativista brasileiro é organizado e aprender sobre o seu funcionamento e regulamentação. Você também irá descobrir quais são os primeiros passos e conhecimentos necessários para constituir uma cooperativa.

Carga-horária: 4 horas

Acesso livre


O curso é voltado para estagiários de cooperativas, mas também pode ser feito por qualquer pessoa interessada na temática. Nele, você fica por dentro da origem do ideal de cooperação, os princípios e valores do cooperativismo, e os pontos de atenção envolvidos na estruturação das sociedades cooperativas modernas.

Carga-horária: 8 horas

Acesso livre


Conheça os aspectos que envolvem a doutrina, a história, a legislação básica, a estrutura e a organização do movimento cooperativista. A capacitação aborda aspectos históricos do cooperativismo e detalha pontos importantes do funcionamento de uma cooperativa, como órgãos de administração; fundos obrigatórios e estatutários; e contabilidade e controle.

Carga-horária: 10 horas

Acesso livre


Este curso é direcionado para as pessoas que estão ingressando em uma cooperativa e precisam conhecer a estrutura geral dessas organizações, bem como os princípios que regem o movimento. O curso também é indicado para as demais pessoas interessadas no tema.

Carga-horária: 2 horas

Acesso livre


Esta capacitação detalha a relação que o movimento cooperativista possui com o desenvolvimento sustentável e destaca a importância da participação das cooperativas para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030. Para o público que já é cooperativista, o conteúdo programático é ideal para entender como integrar a Agenda 2030 dentro da sua cooperativa.

Carga-horária: 12 horas

Acesso livre


Este curso é voltado para pessoas que desejam aprimorar suas habilidades comunicacionais para realizar apresentações em público. Nele, você aprenderá a organizar sua mensagem e construir uma narrativa eficiente utilizando diversas técnicas.

Carga horária: 15 horas

Acesso livre


Aprenda a transmitir mensagens de forma clara, direta e acolhedora e entenda o impacto que uma boa comunicação pode gerar dentro da sua organização.

Carga horária: 2 horas

Acesso livre


O curso é ideal para quem tem interesse em aprender como se comunicar melhor e com assertividade em situações diversas. Aprenda técnicas de oratória e storytelling, bem como maneiras de controlar o nervosismo na hora de se comunicar.

Carga horária: 15 horas

Acesso livre


Capacitação perfeita para entender o funcionamento e os fatores que influenciam o processo de comunicação organizacional. Auxilia na criação de uma imagem mais ética e profissional que é transmitida pela forma de se comunicar com os outros.

Carga horária: 8 horas

Acesso livre


Curso breve e dinâmico que explica de forma clara sobre a Comunicação Não Violenta, habilidade necessária no mercado de trabalho e importante para manter boas relações interpessoais.

Carga horária: 30 minutos

Acesso livre


Conheça técnicas fundamentais de escrita, aprendendo a identificar os seus pontos fortes e pontos fracos nessa prática. A capacitação serve para aprimorar as habilidades de escrita tanto para uso recreativo ou profissional.

Carga horária: 2 horas

Acesso livre


Curso voltado para profissionais que atuam na área de negócios dentro das cooperativas. A capacitação explica o que é pitch e ensina como estruturar sua apresentação no intuito de falar sobre a sua coop de forma rápida e simplificada.

Carga horária: 4 horas

Acesso restrito aos usuários vinculados às cooperativas registradas e regularizadas junto ao Sistema OCB