O Sicredi é considerado um dos líderes de mercado em Open Innovation e está, pelo quarto ano consecutivo, classificado no ranking 100 Open Startups como uma das TOP Open Corps 2022. Além de figurar entre as 50 empresas selecionadas no ranking geral, o Sicredi conquistou o segundo lugar do prêmio na categoria “Serviços Financeiros”. “Estamos muito felizes e orgulhosos do resultado. Estar no ranking há quatro anos seguidos e agora como uma das empresas líderes em Open Innovation, comprova que estamos no caminho certo com as nossas ações de inovação”, comenta Leonardo Menezes, superintendente de plataforma e parcerias do Sicredi. “Já temos uma trajetória de parceria com startups há algum tempo, mirando na evolução dos nossos produtos e serviços, com o objetivo de oferecer a melhor experiência aos nossos associados e cooperativas do Sistema”.

O ranking 100 Open Startups reconhece, além das startups mais inovadoras, as empresas líderes de mercado em Open Innovation, companhias que trabalharam lado a lado com startups a fim de oferecer produtos e serviços disruptivos à sociedade. De acordo com o ranking, este ano foi o recorde de negócios entre corporações e startups, com cerca de R$ 2,7 bilhões em contratos fechados de Open Innovation.

O Sicredi, por exemplo, executa o Inovar Juntos desde 2018, programa em parceria com startups com o objetivo de promover o desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor. Atualmente, o programa está com 11 projetos em andamento focados em questões como melhorias na experiência para associados e otimização das áreas como cognição, open finance, meios de pagamento, marketing, entre outros. Mais de 660 startups já participaram do Inovar Juntos. Além disso, a instituição atua em parceria outros projetos relacionados ao ecossistema de inovação no Brasil, como o Agtech Garage, em Piracicaba – SP e o Instituto Caldeira, em Porto Alegre – RS.


Destaque na Saúde

Pelo segundo ano consecutivo, a marca Unimed figura como a líder entre as empresas de serviços de saúde que mais praticaram inovação aberta com startups no Brasil. Além de figurar novamente na primeira colocação da categoria, o Sistema Unimed também alcançou a 8ª posição entre as 100 corporações que mais praticaram inovação aberta com startups no país no último ano, a partir de dados gerados pelo próprio mercado em diferentes setores como Bens de Consumo e Alimentação, Construção e Imobiliário e Serviços Financeiros e Serviços de Saúde, entre outros.

“É um crescimento muito significativo, e que valoriza ainda mais esta conquista, que é de todo o Sistema Unimed. O reconhecimento consecutivo do nosso papel como líder em inovação atesta o compromisso das cooperativas em investir constantemente na busca por soluções inovadoras, em um ecossistema de cooperação aberta e que impacta positivamente no cuidado, beneficiando toda a jornada assistencial, do médico ao beneficiário”, afirma Maurício Cerri, superintendente executivo de Tecnologia e Inovação da Unimed do Brasil.

O reconhecimento do Sistema Unimed valoriza o investimento das cooperativas na busca por soluções inovadoras e integradas, e que trazem contribuições para a evolução e transformação digital do setor. Entre iniciativas recentes, a Unimed fechou parceria com várias startups.

Outro movimento significativo divulgado em outubro, com foco em inovação, foi a criação da Comunidade Unimed, uma experiência de colaboração integrada entre a Unimed do Brasil, a Unimed Nacional, a Faculdade Unimed e a Seguros Unimed, que traz como novidade o intercâmbio de soluções de tecnologia. A ideia é gerar ideias, otimizar recursos, amplificar soluções, somar conhecimento e experiências para o Sistema Unimed.

Em sua 7ª edição, o Ranking 100 Oper Startups reconhece o impacto da inovação aberta e das open startups para a transformação das corporações, do mercado, da sociedade e das pessoas. Além das TOP 100, o levantamento também condecora as corporações líderes em 25 categorias de mercado. Publicado desde 2016, o Ranking 100 Open Startups se consolidou como o maior ranking corporativo da América Latina e é considerado referência para o mercado. Construído a partir de critérios objetivos – com base nos relacionamentos estabelecidos entre corporações e startups -, a lista reconhece e premia as corporações líderes em open innovation, além das startups mais atraentes para o mercado corporativo.


Fonte: Imprensa Sicredi & Assessoria Unimed