Na mais completa avaliação sobre o ambiente de trabalho em empresas do setor financeiro, ESG e Saúde emocional ganham protagonismo. A agenda ESG é hoje um dos pilares do mercado. Trabalhar as três esferas – ambiental, social e governamental – passou a ser um processo vital para a longevidade das organizações. Adequar-se a essas pautas não apenas muda o olhar do público sobre a empresa, mas também a capacidade do negócio obter recursos no mercado.

A importância de colocar as pessoas no centro dos negócios ficou em evidência durante a entrega do prêmio Great Place to Work (GPTW) Instituições Financeiras 2022, realizado nesta semana. Na ocasião, foram premiadas 50 empresas, em cinco categorias: bancos, cooperativas de crédito, financeiras, seguradoras e serviços financeiros. Elas se destacaram entre as 164 inscritas que somam 329.536 funcionários.

Nesta edição, o ESG demonstrou uma importância ímpar. Essa preocupação com as práticas dos negócios, que vem sendo observada de forma cada vez mais ampla, faz parte do dia a dia das organizações. Olhar para dentro da organização, para a forma como os colaboradores são tratados, tornou-se fator para a tomada de decisão no processo de investimento em empresas.

Para o sócio-diretor de relacionamento do GPTW, Victor Garcia, o fato de o ambiente de trabalho ter se tornado um critério de investimento demonstra que a sustentabilidade das empresas envolve um olhar genuíno para cada colaborador. “Estamos falando de inclusão e de desenvolvimento”, disse Garcia. “As pessoas querem trabalhar onde sintam-se cuidadas.”
Além disso, a saúde emocional foi outro tópico ressaltado pelo GPTW 2022.

Pela primeira vez nos quatro anos da premiação Instituições Financeiras foi incluída uma análise específica desse fator. “Novas habilidades e competências estão sendo exigidas dos líderes e uma delas é a compreensão da saúde emocional”, afirmou Garcia. Para medir essa capacidade, o GPTW fez uma parceria com a Jungle Medical Science, empresa criada por médicos para levar o tema às organizações.

Conectadas a esse propósito que leva em consideração a percepção do público e do colaborador, as cooperativas tem sido um expoente do movimento que o mercado observa, sendo exemplo para outros modelos de negócio. Em entrevista à imprensa, a gerente de Gente, Cultura e Comunicação na Viacredi, Leticia Liene Pasold, destacou como o tema se apresenta na cooperativa. “Nossa cultura busca a valorização, a inclusão e a felicidade das pessoas, além de estimular o protagonismo de todos”, frisou.

Além da Viacredi, que figurou no primeiro lugar na categoria Cooperativas de Crédito, também se destacaram neste ano a Cresol e Sicredi, dois grandes sistemas do ramo crédito no Brasil. Entre as cooperativas de porte médio, as posições de destaque ficaram com o Sicoob Metropolitano, a Cooperativa de Crédito Cocre, Sicoob Engecred – Regional Goiás e a Viacredi Alto Vale. Entre as de pequeno porte, o grande destaque foi a Cooperativa de Crédito Crediluz – Sicoob Crediluz.

O prêmio Great Place to Work (GPTW) Instituições Financeiras acontece anualmente, e ainda reconhece as melhores instituições nas categorias Banco, Financeira, Serviços Financeiros e Seguradoras.


Por Redação MundoCoop, com informações de IstoÉ Dinheiro
Fonte: mundocoop.com.br