
Nesta quarta-feira (28), data em que se celebra o Dia do Comércio Exterior, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) promoveu o “Comex Day”. O evento, que contou com o apoio do Sistema OCB/GO, reuniu especialistas e representantes de entidades como ApexBrasil, PEIEX, Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e Sebrae Goiás, com o objetivo de apresentar de forma prática como o comércio exterior pode impulsionar empresas de todos os portes.
Durante a cerimônia de abertura, o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, destacou o trabalho consistente que a instituição vem realizando para estimular e preparar as cooperativas goianas para o mercado internacional. Ele relembrou que, há alguns anos, a Comigo era praticamente a única cooperativa com operações de exportação no estado, cenário que tem mudado significativamente.
Luís Alberto Pereira creditou parte desse despertar para o comércio exterior à parceria do Sistema OCB Nacional com a ApexBrasil, que incentivou as unidades estaduais, como o Sistema OCB/GO, a aderirem à causa. O trabalho, conforme explicou, é feito em conjunto com o Sebrae, por meio de projetos que preparam as cooperativas e “tiram o medo delas do mercado exterior”.
O presidente do Sistema OCB/GO citou como exemplo transformador as missões internacionais. Após uma primeira viagem à China de caráter mais institucional, a estratégia foi ajustada: a participação passou a ser condicionada à presença de representantes de cooperativas. Na primeira missão com esse novo formato, para a Índia, cinco cooperativas acompanharam a comitiva.
Os frutos foram imediatos. “Fizemos contato com a maior cooperativa de fertilizantes da Índia, a IFFCO, que produz os nanofertilizantes, e já estamos fazendo relações comerciais, inclusive vendendo e aplicando os nanofertilizantes aqui”, relatou Luís Alberto Pereira. O sucesso foi tão expressivo que gerou uma segunda missão técnica, focada em conhecer a fundo experiências como a “Revolução Branca”, que tornou o país asiático o maior produtor de leite do mundo.
Além da Índia, o presidente do Sistema OCB/GO mencionou o estabelecimento de relações com o Japão, onde empresas já demonstraram interesse em importar queijos do cooperativismo goiano. “A coisa vai se multiplicando. A gente sabe como começa, mas não sabe onde termina”, comemorou.
Sinergia com o Sebrae Goiás
Ao final, Luís Alberto Pereira reforçou a sintonia entre o cooperativismo e o Sebrae, justificando um pleito da OCB/GO por uma cadeira no conselho da entidade. “Não é uma questão de vaidade ou de poder, é porque a gente acha que tem muita sinergia”, afirmou, lembrando que, além das grandes cooperativas, o Sistema é formado por muitos pequenos negócios cooperativos que se beneficiam deste apoio.
O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, que também apoiou o evento, corroborou a importância da parceria. Ele enalteceu a determinação do Sistema OCB/GO e citou a missão à Índia como um caso de sucesso em que as tratativas evoluíram para missões de retorno e articulações que efetivamente promovem negócios. “As cooperativas têm uma participação expressiva hoje no cenário econômico”, comentou.
