Representantes do Sistema OCB/GO e de cinco cooperativas goianas de reciclagem conheceram nesta sexta-feira (2) a Recicle a Vida, cooperativa localizada em Ceilândia (DF) e que é um modelo para o setor. A comitiva também foi formada por membros do Sistema OCDF, OCB Nacional e da Secretaria de Estado da Retomada. O objetivo da visita foi conhecer o nível de operacionalização, organização e profissionalização da cooperativa de reciclagem do DF.
As cooperativas goianas que estiveram na comitiva são a Cooprec, Central Uniforte e Seleta, de Goiânia; a Coocap, de Aparecida de Goiânia e a Cooperrecicla, de Planaltina de Goiás. Seus representantes puderam conhecer como a Recicle a Vida agrega valor ao seu produto final, ao processar o plástico em um formato granulado.
A Recicle a Vida possui 78 cooperados e comercializa 300 toneladas mensais de material reciclável. Possui um patrimônio de R$ 6 milhões. Além da parte operacional, a cooperativa também é um modelo de gestão. Possui 15 colaboradores administrativos, fornece plano de saúde aos cooperados sem contrapartida e fornece três refeições diárias, sem custo, aos cooperados e colaboradores. O interesse pela comunidade também é uma preocupação para a Recicle a Vida. A cooperativa já capacitou mais de mil pessoas da comunidade em cursos de manicure, cabeleireiro, informática e costura, todos realizados em salas de treinamento em sua sede.
Para conhecer mais sobre a Recicle a Vida, assista abaixo ao episódio do SomosCoop na Estrada, programa produzido pelo Sistema OCB e apresentando por Glenda Koslowski.