Uma semana inteira de atividades e ações das cooperativas para atender a população de Morrinhos evidenciou o quanto o cooperativismo é forte e faz muito pelo desenvolvimento da cidade. A primeira Semana Municipal do Cooperativismo foi encerrada no último sábado, dia 8, com eventos pela manhã e à noite que reuniram 9 mil pessoas na orla do lago Recanto das Araras.
A programação de sábado começou com passeio ciclístico e abraço simbólico no Cristo Redentor de Morrinhos. Durante toda a manhã, as cooperativas ofereceram serviços de saúde, como consultas oftalmológicas, aferição de pressão e avaliações odontológicas; distribuíram cesta de alimentos, mudas de árvores e hortaliças, picolés, pipoca e algodão-doce, além de oferecerem muitas opções de brincadeiras para as crianças.
O circuito de tendas das cooperativas ainda teve coleta de lixo eletrônico, oficinas de bordados e artesanato com recicláveis e educação financeira. À noite, a população lotou o parque para conferir o show do lendário Trio Parada Dura.
O coordenador do Núcleo Cooperativo Sul do Sistema OCB/GO, João Batista Machado, que é presidente da Uniodonto Sul Goiano, enalteceu o engajamento em peso das cooperativas da cidade na Semana do Coop. Segundo ele, o projeto vai promover entusiasmo nas cooperativas, principalmente nas mais novas, que terão a verdadeira percepção da força e credibilidade do movimento que passaram a integrar.
“Aqui em Morrinhos, falar e desenvolver ações cooperativistas é fácil, porque é uma cidade com muita cultura e lideranças do cooperativismo. Mesmo sendo a primeira edição da Semana do Coop, tivemos o engajamento de todas as cooperativas, o que nos deixou muito felizes. Outra vantagem é que temos um poder público que é cooperativista. O prefeito já foi presidente de cooperativa e do Sistema OCB/GO, então é um fator facilitador para o desenvolvimento de ações cooperativistas na cidade”.
João Batista Machado
Segundo o superintendente do Sistema OCB/GO, Jubrair Gomes Caiado, as ações realizadas pelas cooperativas ao longo da semana reforçam um dos princípios que já fazem parte do DNA cooperativista: o interesse pela comunidade. Aliado a isso, Jubrair também enfatizou a os resultados econômicos do modelo de negócio, que movimentou mais de R$ 27 bilhões em 2022, envolvendo mais de 450 mil cooperados.
“É um modelo socioeconômico mais justo e sustentável e, por isso, precisa crescer e se perpetuar. Tudo o que o cooperativismo gera de renda e riqueza fica no município e na região, para beneficiar a população local”, afirma.
Cooperativas
As 13 cooperativas de Morrinhos participaram da Semana do Cooperativismo. São elas: Sicoob Unicentro Br, Sicoob Centro-Sul, Complem, Unimed Morrinhos, Sicredi Cerrado GO, Cooperarte, Cooper Morrinhos, Cooper Rosa, Cerb, Uniodonto Sul Goiano, Cooppem (Colégio Alpha), Cooperfat e Coopercós.
Sérgio Penido, presidente da Cooperativa Mista dos Produtores de Leite de Morrinhos (Complem), que é a maior cooperativa de Morrinhos e uma das maiores de Goiás, destacou que o município, com suas 13 cooperativas, já possui uma certa maturidade no movimento cooperativista, em relação a outras cidades. Segundo ele, a Semana do Coop foi importante para mostrar o quão é importante o cooperativismo na sociedade. A Complem participou da programação com diversas ações de doação. A cooperativa entregou à comunidade carente mais de uma tonelada de alimentos doadas pela feira da agricultura familiar e cerca de 8 mil litros de leite, além de distribuir mais de 500 mudas de plantas, que vão se integrar ao agro.
“Assim como nós, todas as cooperativas de Morrinhos fizeram sua parte nesta semana e, com isso, a sociedade ganhou. De agora para frente, um marco foi plantado na cidade de Morrinhos. Quero enaltecer o trabalho do Sistema OCB/GO, que deu toda a infraestrutura possível para que Morrinhos visse o tamanho do cooperativismo e da importância dessa sociedade de pessoas. Fico muito feliz em externar para todos nossa alegria de fazer parte dessa família”, destacou Sérgio Penido.
O presidente do Conselho Administrativo do Sicoob Centro-Sul, Lister Borges Cruvinel, resumiu a Semana do Cooperativismo em três forças: união da equipe, responsabilidade e amor no que faz.
“Desde sua fundação, em 1989, a cooperativa tem buscado promover o crescimento econômico, social e sustentável das comunidades em que está presente. Graças ao espírito cooperativista e ao trabalho conjunto, promovemos o Passeio Ciclístico, lançamos a árvore do cooperativismo, distribuímos mudas e tivemos outras atividades voltadas às famílias de Morrinhos. Temos muito orgulho em vestir a camisa do Sicoob Centro-Sul, não só nesse dia marcante, mas há 33 anos”, afirmou Lister Cruvinel, que fez questão de agradecer a todos os integrantes do Sicoob Centro-Sul e das cooperativas coirmãs que participaram do projeto, além de parabenizar a mobilização feita pelo Sistema OCB/GO.
A Unimed Morrinhos atendeu cerca de 35 pessoas com consultas oftalmológicas, no estande da cooperativa montado no evento de sábado. Os visitantes também puderam pegar encaminhamento para realizar um checkup gratuito no laboratório da cooperativa, que inclui como exames hemograma, glicemia, ureia, creatina e EAS.
Segundo a analista de Qualidade da Unimed Morrinhos, Leosana Rodrigues dos Santos, que participou da ação, a demanda pelo atendimento superou as expectativas. “As pessoas passaram pela consulta com o médico da Unimed Morrinhos e receberam os devidos encaminhamentos, seja para uma receita de óculos ou para tratamento e cirurgia pelo SUS, para os pacientes em que houve a detecção de alguma enfermidade”, explicou.
Morrinhos
Morrinhos foi o oitavo município goiano a sancionar o projeto que comemora uma data oficial do cooperativismo em Goiás. A lei que insere a celebração da Semana do Coop no calendário de eventos da cidade foi aprovada em novembro do ano passado e institui a primeira semana de julho como data a ser celebrada anualmente.
O prefeito de Morrinhos, Joaquim Guilherme, se disse feliz em ter participado da iniciativa de apresentar e sancionar a lei da Semana do Cooperativismo, e que a data vai fortalecer o modelo de negócios na cidade.
Joaquim Guilherme, que é ex-presidente do Sistema OCB/GO e também da Complem, enfatizou o quanto as cooperativas ajudam no desenvolvimento de uma cidade e de um País. “Se hoje o destaque do nosso Brasil é o agronegócio, não podemos nos esquecer de que 50% dessa produção passam pelas cooperativas. Somos um modelo forte, que distribui riqueza e que ajuda as comunidades”, afirmou.