Pablo Alcântara
Ascom do Sistema OCB/GO

A precarização do trabalho e a baixa remuneração pelos aplicativos tradicionais fizeram os motoristas se organizarem em cooperativas, que hoje já estão presentes em vários municípios brasileiros. Agora, essas cooperativas pretendem dar um passo adiante e organizam uma federação de motoristas de aplicativos para concorrer com a Uber, a 99 e outras plataformas de transporte de passageiros.

A Federação Nacional das Cooperativas de Mobilidade Urbana (LigaCoop) surgiu ano passado, após discussões realizadas durante um encontro nacional que reuniu cooperados do setor, em Nova Petrópolis (RS). A ideia já conta com a participação de 13 cooperativas de nove estados brasileiros. “Essa é uma intercooperação entre as cooperativas para unificar o aplicativo, ganhando força em escala com uma ferramenta nacional”, explica o presidente da LigaCoop, Marcio Guimarães, que ocupa o mesmo cargo na Cooperativa de Mobilidade Urbana do Estado do Rio Grande do Sul (Comobi/RS).

Assim como as cooperativas tradicionais, nas de plataforma os cooperados também têm direito a voto e participam das decisões, explica Marcio. “Essa inclusive é uma diferença entre um trabalhador participar de uma cooperativa de plataforma ou prestar serviços em uma plataforma tradicional, como as big techs. É que aqui, de fato, o cooperado tem o direito a voz e poder de decisão. Tudo é decidido nas nossas assembleias, desde a precificação do valor de quilômetro rodado até o valor de minuto”, explica.

A federação também respeita as características regionais de cada cooperativa. “Cada município tem a sua própria precificação, respeitando a cultura local. Isso a gente não abre mão. Então, cada regional pode fazer seu debate e definir os seus rumos”, aponta o presidente da LigaCoop.

Marcio Guimarães – Foto: Comobi/RS/Divulgação

Sem cancelamento de corridas

O objetivo é que as diferenças entre a LigaCoop e os aplicativos tradicionais também sejam vivenciadas pelos usuários do serviço. “A gente oferece uma segurança maior porque os motoristas são cooperados. O atendimento também é diferenciado. A gente não tem cancelamento de corridas, a gente tem um atendimento humanizado e não robotizado. Também não trabalhamos com aquelas políticas de corridas dinâmicas. A gente não atua naquele formato das big techs. A gente respeita o nosso trabalho e também respeitamos muito as comunidades”, afirma Marcio.

Se as cooperativas de plataforma oferecem melhores condições de trabalho para os motoristas e ainda valorizam a comunidade, para o presidente da LigaCoop, falta justamente a conscientização do consumidor na hora de optar por qual serviço escolher. “Falta os usuários perceberem que muito do dinheiro arrecadado nas corridas dos aplicativos não fica nem no país, vai para fora. Já com as cooperativas, o consumidor pode deixar esse dinheiro aqui nos nossos municípios, estados, país. Então, é importante também a gente ter o apoio não só dos governos, mas também da comunidade”, argumenta.

Intercooperação

As cooperativas tradicionais também podem participar e apoiar o desenvolvimento das iniciativas cooperativistas baseadas em plataformas digitais. Foi assim com a Comobi/RS, conta Marcio. “A intercooperação é fundamental. Uma cooperativa que nos ajudou muito no começo foi a Sicredi Pioneira, somos muito gratos a eles. Inclusive toda estrutura que a gente tem aqui de mobiliário, tudo isso, foi doado por eles. Isso nos fez entender o que é o cooperativismo na prática”, conta.

Um entrave importante para o desenvolvimento das cooperativas de plataforma no Brasil, segundo Marcio, é a legislação. Por isso, ele cita que o apoio da Frente Parlamentar do Cooperativismo no Congresso Nacional (Frencoop), seria fundamental. “A atuação da Frencoop para conseguir algumas mudanças de leis seria muito importante. Por exemplo, não temos nem direito a verbas parlamentares no nosso modal neste momento e seria importantíssimo a gente ter leis mais específicas. A nossa legislação está baseada na Lei 5764, que é de 1971, né? Então, as cooperativas de plataforma precisam, sim, de uma mudança na legislação para que esse modelo possa ser melhor aproveitado”, conclui.


Modelo abrange várias formas de organização coletiva

A precarização do trabalho e a baixa remuneração pelos aplicativos tradicionais fizeram os motoristas se organizarem em cooperativas, que hoje já estão presentes em vários municípios brasileiros e já organizam uma federação, como a LigaCoop. Mas esse é apenas um modelo do cooperativismo de plataforma.

Julice Salvagni é doutora em Sociologia e professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas do departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisa diferentes formas de coletivização do trabalho, seja por meio de plataformas digitais ou não. Ela pontua que hoje existe a mobilização de trabalhadores de vários segmentos em torno de cooperativas de plataforma. “A gente tem visto uma ascensão de trabalhadores e trabalhadoras do serviços gerais, sobretudo da construção civil e de cuidado, como diaristas. São movimentos expressivos constituídos no Brasil e na América Latina também. A gente tem também acompanhado a união de programadores, jornalistas, publicitários e profissionais de TI”, indica.

Mas, ao mesmo tempo, Julice conta que sua pesquisa aponta outros vieses relacionados à organização dos trabalhadores em torno de plataformas. “Em linhas gerais, o que a gente pode constatar é que a maior parte das iniciativas não são exatamente cooperativas, mas elas acabam assumindo formas de cooperação muito distintas umas das outras. São o caso de coletivos que são autônomos, associações, redes e agremiações de economia solidária, ou seja, arranjos de diferentes naturezas”, conta.

Em meio a uma indefinição do que se enquadraria como uma cooperativa de plataforma, uma coisa é certa, faltam políticas públicas no Brasil para ajudar no desenvolvimento do modelo. “Políticas públicas que sejam capazes de subsidiar uma série de questões. Seja de recursos iniciais de gestão, capacitação. Também facilidades em desburocratizar ou no sentido de financiar certos incrementos tecnológicos para que se possa ter um volume maior e mais expressivo de pessoas querendo empreender nesse formato”, reflete.

Como surgiu o conceito de plataforma cooperativa?

Para entender o cooperativismo de plataforma é preciso voltar a 2010, quando surgiu o conceito de Economia de Compartilhamento. Na época apareceram plataformas como Uber, Lyft, Airbnb e outras. O Cooperativismo de Plataforma surge anos depois, em 2014, como resposta ao forte crescimento e efeitos dessas plataformas nas relações de trabalho, principalmente.

O termo foi cunhado pelo professor Trebor Scholz, no livro “Cooperativismo de Plataforma – Contestando a economia do compartilhamento corporativa”. A edição brasileira foi traduzida para o português pelo advogado Rafael Zanatta com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo.

Scholz propõe uma mudança estrutural e significativa do conceito de propriedade na economia de compartilhamento. Isso quer dizer que a força de trabalho deve ser a proprietária das plataformas. Em outras palavras, é como se o Uber fosse dos motoristas.

Além de definir o conceito, Scholz lista 10 princípios para o cooperativismo de plataforma que tocam nos problemas críticos que a economia digital enfrenta hoje.


Exemplos pelo mundo

Fairbnb: A cooperativa é uma alternativa às atuais plataformas de aluguel de residências. Seu propósito é oferecer um meio mais igualitário e sustentável para o compartilhamento de moradias, destinando 50% dos rendimentos para o financiamento de projetos locais das comunidades onde as residências se situam.
Means TV: Serviço de streaming com filmes, documentários, programas e conteúdos semanais. A plataforma é inteiramente financiada pelos assinantes (cooperados), sem patrocinadores ou investidores.
Resonate: Com base na Alemanha, é um serviço de streaming de música cujos donos são os músicos e os próprios ouvintes.
Stocksy: Banco de imagens e vídeos criado por artistas cooperados. Os artistas recebem entre 50% e 75% dos royalties pagos por suas produções.
Mensakas: Nasceu na Espanha. O objetivo é oferecer direitos trabalhistas aos entregadores e refeições melhores aos clientes. Atende apenas empresas comprometidas com o consumo responsável, formando redes de economia solidária.
CoopCycle: Na França, trabalhadores criaram a CoopCycle, uma federação de cooperativa de entrega por meio de bicicletas. Hoje oferece infraestrutura tecnológica e apoia a criação de novas cooperativas de plataforma em todo o mundo.



Ouça

Entrevista – Gustavo Mendes

Gustavo Mendes é jornalista com especialização em economia e MBA em Gestão de empresas de comunicação. É cofundador da Coonecta – Cooperativismo e Inovação, que tem por objetivo auxiliar as cooperativas a se inserirem na economia digital. Na Coonecta, é responsável pelo RadarCoop, o primeiro mapeamento do ecossistema empreendedor e inovador do cooperativismo. 

Inicialmente, Gustavo acha interessante apontar uma questão conceitual sobre o assunto. Para ele, existem cooperativas em formato de plataforma, mas que não fazem parte do movimento iniciado por Trebor Scholz. “Esse é um movimento que surge lá nos Estados Unidos, ele tem uma visão de mundo e tem suas bases ideológicas. Então, eu tomo um pouco de cuidado na hora que eu vou chamar de cooperativa de plataforma as cooperativas que não participam desse movimento. Então, eu tenho chamado de cooptechs, as cooperativas que operam em formato de plataforma, mas que não se identificam e não fazem parte do movimento de cooperativismo de plataforma conceituado por Trevor Scholz”, explica.

Na entrevista exclusiva a seguir, concedida para o Sistema OCB/GO, dentre outros temas, Gustavo fala de que maneira cooperativas tradicionais que já existem, de diversos ramos, também podem se inserir no modelo de plataforma.



Conheça a história da Ciclos

A Ciclos é uma cooperativa de plataforma gestada pela Sicoob Central do Espírito Santo em seu hub de inovação. A Ciclos atua nos setores de infraestrutura, consumo e serviços. O desenvolvimento da plataforma contou com a participação da empresa de tecnologia MindTec, que já prestava serviços à cooperativa, e da startup CleanClic, também oriunda do hub. O Sistema OCB/ES também deu apoio para a criação da Ciclos. A cooperativa disponibiliza o acesso a três diferentes serviços: Planos de saúde; de telefonia e dados; e energia limpa. Nesta entrevista, a analista comercial da Ciclos, Ana Lúcia Peçanha Magalhães, dá detalhes de como funciona cooperativa.

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