
Belo Horizonte se tornou a capital mundial do cooperativismo com a realização da 11ª edição do “World Coop Management (WCM)”, no Minascentro. Em pleno “Ano Internacional das Cooperativas”, o encontro reuniu, nos dias 22 e 23 de setembro, mais de dois mil líderes. O superintendente do Sistema OCB/GO, Jubrair Gomes Caiado, e o gerente-geral da OCB/GO, Victor Rios, marcaram presença no evento.
Para Victor Rios, a participação foi oportunidade de reafirmar o quanto o Sistmema OCB/GO está comprometido em levar conhecimento, inovação e recursos estratégicos para o fortalecimento das cooperativas.
“O evento nos mostrou, com clareza, que o cooperativismo está na vanguarda de temas globais como inteligência artificial, diversidade e sustentabilidade e que o nosso papel é traduzir essas tendências em práticas aplicáveis ao dia a dia das instituições. Mais do que acompanhar o futuro, estamos preparados para conduzir as cooperativas a ele, com informação de qualidade, visão de longo prazo e ações que realmente geram impacto”, avaliou.
O WCM 2025 contou com mais de 100 palestrantes e quatro palcos de conteúdo para a discussão dos temas: Inteligência Artificial, Gestão Estratégica, Intercooperação e Sustentabilidade. Na abertura, o presidente do Sistema OCB nacional, Márcio Lopes de Freitas, destacou o papel da confiança como o “grande estoque” das cooperativas. Ele também defendeu o fortalecimento dos Conselhos de Administração com mais jovens e mulheres e a modernização dos processos com IA, sem abrir mão da essência cooperativista.
Distribuída em quatro palcos simultâneos, a programação foi repleta de discussões temáticas e debates. O principal deles, o Palco Mundo, recebeu as conferências centrais e uma apresentação musical de encerramento com o cantor Toquinho.
Lideranças mundiais do cooperativismo, como Ariel Guarco, presidente da Aliança Cooperativa Internacional, Andrew Allimadi, coordenador de Questões Cooperativas na ONU e Tânia Zanella, superintendente do Sistema OCB nacional, fizeram parte das discussões. No evento, também houve o RHCoop Conference, com debates voltados à gestão de pessoas e aos desafios de liderar equipes no contexto cooperativista.
O WCM’25 teve amplo foco em inteligência artificial no setor. Para Luiz Branco, CEO do WCM, “o Ano Internacional das Cooperativas representa uma oportunidade histórica para posicionar o cooperativismo no centro das grandes transformações econômicas, sociais e ambientais do nosso tempo.”
Fonte: Com informações do Valor Econômico