Cerca de 7 mil pessoas no interior de Goiás celebraram e foram beneficiadas pelo cooperativismo neste fim de semana, com diversos serviços, atrações artísticas, lazer e doações. Itumbiara e Mineiros comemoraram oficialmente, pela primeira vez, o Dia do Cooperativismo, após instituição de leis municipais em ambas as cidades. Os eventos foram realizados pelo Sistema OCB/GO e a participação de dezesseis cooperativas, considerando os dois municípios das regiões Sul e Sudoeste. Também tiveram apoio das respectivas prefeituras.

Em Itumbiara, a festa foi realizada na Praça da República, pela manhã, com público estimado de 5 mil pessoas. O grande engajamento da população itumbiarense é resultado da forte atuação das cooperativas locais, que, há anos, já realizam o Dia de Cooperar (Dia C) na cidade. Outras 2 mil pessoas se reuniram na Feira Municipal Coberta de Mineiros, para celebrar a primeira edição do Dia do Cooperativismo.

Itumbiara

Entre 8 e 12 horas, o público presente na Praça da República teve acesso a atendimentos de saúde e beleza, diversas atividades recreativas, doações de roupas e pets, além de distribuição de brindes.

A lei que inclui o Dia do Cooperativismo no calendário oficial de Itumbiara foi sancionada em 20 de agosto de 2022, sancionada pelo prefeito Dione José de Araújo. Segundo Dione, o projeto surgiu a partir de uma reunião com cooperados e reforça a importância do cooperativismo “ele substitui várias outras entidades, inclusive financeiras e a rentabilidade é distribuída com todos os seus associados. É uma maneira justa no mundo inteiro e que tem crescido cada vez mais no nosso país”.

O espaço para divulgação das cooperativas, como feito no “Dia de Cooperar”, também é importante para o cenário do cooperativismo, de acordo com o coordenador do Conselho de Administração da OCB/GO, Astrogildo Gonçalves. “Nós, do Sistema OCB/GO, damos total apoio e incentivamos a criação de mais leis do cooperativismo em todos os municípios do Estado”, afirma.

Para o coordenador do Núcleo Cooperativo Sul, João Batista, que também é presidente da Uniodonto Sul Goiano, a adesão das empresas para integrar o evento e as ações no sábado deve-se à credibilidade e confiança transmitida pelo cooperativismo. “Nós começamos há oito anos, três pessoas falando de cooperativa na praça, debaixo de chuva, com um megafone. Hoje, nós temos o prazer de ter uma multidão de pessoas aqui na Praça da República, falando sobre um mesmo projeto”, completa.

Levar informações e dar destaque às cooperativas faz parte do processo de aproximação com a sociedade, o que leva tempo, mas que, aos poucos, traz bons resultados. “Na medida em que as pessoas passam a conhecer o modelo cooperativo – e as empresas cooperativas são as que mais crescem no Brasil, cooperativismo de crédito, agropecuário etc. -, cada vez mais nós ocupamos um espaço maior na economia do Brasil e do mundo”, destaca o presidente da Complem, Sérgio Penido.

Foram oferecidos durante o evento doações de roupas, limpeza de óculos, espaço kids com pula-pula, piscina de bolinhas, escorregador, picolés, pipoca, algodão doce, sorteio de brindes, jogos, doação de mudas de árvores, adoção de pets, aferição de pressão, orientação e prevenção em saúde bucal, exposição de carros antigos, dentre outros.

Como forma de apoiar o Hospital Municipal, as cooperativas locais também fizeram a entrega de 12 cadeiras de rodas, três aparelhos de eletrocardiograma e 180 placas informativas para a unidade.

Além disso, foi realizada uma pedalada, em que a inscrição visava arrecadação de alimentos e ao final, foi sorteada uma bicicleta para um dos participantes.

Ajudaram a realizar o Dia do Cooperativismo de Itumbiara as cooperativas Uniodonto Sul Goiano, Unimed Regional Sul Goiás, Coopercitrus, Complem, Sicoob UniCentro Br, Sicoob Coopacredi, Sicredi, Unicred e Sicoob Agrorural. O evento teve a parceria da Prefeitura Municipal e apoio da ACISI, Facieg, Caramuru, Sinhá, Unifasc, Una, Maria Ótica, Ulbra Itumbiara.

Mineiros

O 1º Dia do Cooperativismo de Mineiros atraiu 2 mil pessoas para a Feira Municipal Sebastião de Oliveira, no último sábado (5). Realizada pelo Sistema OCB/GO e sete cooperativas locais, com apoio da prefeitura, a solenidade de abertura oficial contou com a apresentação da Banda Municipal Brasilino Alves de Oliveira.

Teve distribuição de picolés, algodão-doce e pipoca, brinquedos infláveis, distribuição de mudas, serviços do CAD Único, atendimento à saúde humana e veterinária, feira de adoção de cães e gatos, shows, dentre outras atividades.

O superintendente do Sistema OCB/GO, Jubrair Gomes Caiado, falou sobre a importância de ter, no calendário municipal, uma data que comemora o Dia do Cooperativismo. “Por meio destes eventos, as cooperativas conseguem mostrar para a sociedade os seus valores. Podemos ver aqui a prática de dois princípios cooperativistas: a intercooperação e o interesse pela comunidade”, afirmou.

O coordenador do Núcleo Cooperativo Sudoeste, Marcelo Oliveira, destacou o interesse das cooperativas no evento. “Temos aqui a oportunidade de mostrar um trabalho que as cooperativas já fazem, estando mais próximos da comunidade local, mostrando o que cada cooperativa faz e o que pode fazer ainda mais para a sociedade.”

Para o prefeito de Mineiros, Aleomar Rezende, o cooperativismo tem contribuído com a pujança da cidade. “Mineiros tem crescido muito e as cooperativas têm impulsionado a economia da cidade, gerando emprego, fomentando a economia. E como prefeito, fico muito feliz em contribuir com o Dia do Cooperativismo, acreditar e investir no cooperativismo, e de ser um cooperativista.

O presidente da Comiva, Cassio Teodoro, também aproveitou o espaço para falar sobre o papel das cooperativas. “Temos, aqui, uma multidão de pessoas, que estão vivendo um pouquinho do que é o cooperativismo. O cooperativismo é um sistema que dá certo, pois ao mesmo tempo que agrega renda, ele distribui renda e gera um papel importante na vida das pessoas, levando mais abundância.”

A Sicoob Mineiros apresentou ao público um programa de educação financeira para jovens e adultos, que pode ser acessado por toda a sociedade, de maneira gratuita. “É muito importante ensinar as crianças a cuidarem do seu dinheiro. Se você não tem noção do que é cuidar das suas finanças ou do seu negócio, a cooperativa o ajuda com isso”, disse o presidente do Sicoob Mineiros, Augusto de Oliveira Carvalho.

O Dia do Cooperativismo é resultado da união de esforços entre o Sistema OCB/GO e as cooperativas da cidade, que levaram até a Câmara Municipal de Mineiros o pedido para que fosse instituído no calendário do município, um dia dedicado ao cooperativismo. O projeto foi sancionado em julho deste ano, estabelecendo como data de comemoração todo primeiro sábado do mês de agosto.

Participaram da iniciativa as cooperativas Comiva, Comigo, Coopavip, Coopermin, Sicoob Mineiros, Sicoob Unicidades e Sicredi. Além da Prefeitura de Mineiros, apoiaram o evento a ACIM, CDL, FAEG/SENAR, SEBRAE, SESI/SENAI e UNIFIMES.