O tema “Agricultura familiar forte é cooperativismo forte” define o tom da 22ª Agro Centro-Oeste Familiar (Acof 2025) e reforça o modelo cooperativista como peça-chave para o desenvolvimento do setor. A feira será realizada de 4 a 7 de junho no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. O Sistema OCB/GO e nove cooperativas goianas marcarão presença com estandes — as cooperativas expondo seus produtos e a entidade apresentando os benefícios do cooperativismo para agricultores que ainda não adotaram o modelo de negócio.
Durante os quatro dias de evento, a equipe do Sistema OCB/GO estará disponível para tirar dúvidas, orientar sobre a formação de novas cooperativas e demonstrar como o cooperativismo pode fortalecer a agricultura familiar. Enquanto isso, as cooperativas participantes – Cooperafi, Contigo, Cooperbelgo, Cooperabs, Coopermel, Coperaçafrão, Cooaspi, Coopercap – apresentarão ao público a diversidade de seus produtos. A cooperativa de crédito Cresol Goiás também participa da feira com um estande.
O evento vai reunir agricultores, especialistas e visitantes interessados em discutir o futuro da agroecologia e da produção familiar. Além disso, a feira conta com exposição e venda de produtos da agricultura familiar, rodadas de negócios e programação cultural.

Palestras
Além da participação nos estandes, o Sistema OCB/GO preparou uma agenda especial para 6 de junho, com três palestras e uma roda de conversa sobre temas estratégicos. Às 10h, na Sala 03, o engenheiro agrônomo Carlos Fernando Dayrell Lages, especialista em Gestão de Cooperativas, ministra a palestra “Tendências do cooperativismo moderno”, que discute as transformações no setor. No mesmo horário, no Miniauditório da Escola de Música e Artes da UFG, será realizada a roda de conversa “Caminho das Índias – A Intercooperação como acelerador da Agricultura Familiar”, conduzida por Bruno Ribeiro, diretor executivo da cooperativa Central Rede.
Ainda na manhã do dia 6, o analista de desenvolvimento de cooperativas do Sistema OCB/GO, Welison Portugal de Souza, apresenta a palestra “O papel do Sistema OCB/GO para o desenvolvimento do cooperativismo goiano”, a partir das 10h20, na Sala 01. E, às 14h, também na Sala 01, o mestre em administração Nemizio Antônio de Souza apresenta a palestra “Preparação e condução de assembleias gerais”, com orientações sobre gestão cooperativista.
Com 25 anos de história, a Acof é a maior feira da agricultura familiar do Centro-Oeste e recebe cerca de 15 mil pessoas em quatro dias. Estudantes, agricultores, pesquisadores e extensionistas participam de trocas de experiências e discussões sobre novas tecnologias e cooperação.
Serviço:
Agro Centro-Oeste Familiar 2025 (Acof)
Data: 4 a 7 de junho
Local: Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal – UFG (Câmpus Samambaia), Goiânia
Programação completa: Disponível no site oficial do evento.