Representantes da Cooprec (Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis Dom Fernando) estiveram, nesta quarta-feira (24), na sede da OCB/GO para conhecer o novo projeto do Sistema OCB/GO, o Coopertrilhas. Nele, o objetivo é identificar as necessidades de cada cooperativa para oferecer uma solução específica, que atenda as principais demandas de gestão, comerciais e de formação profissional.
A diretora administrativa e financeira da cooperativa, Nair Rodrigues Vieira, afirma que a expectativa é muito positiva em relação ao Coopertrilhas, principalmente, porque é um projeto que vai oferecer acompanhamento durante todo o processo. “Acredito que vai ser muito bom pra nós. Eu sempre falo que todo projeto tem que desenvolvido, mas também acompanhado. Assim a gente vê na verdade o que pode ser corrigido, o que é positivo ou não. E aí sim no final ter uma avaliação”, acredita.
A Cooprec conta hoje com 27 cooperados. A cooperativa foi criada há 24 anos e teve início a partir de um trabalho realizado pela Universidade Católica em 1996, com objetivo de promover educação ambiental e gerar trabalho e renda na região do Jardim Dom Fernando, região Leste de Goiânia. Em 1998, a Cooprec foi fundada a partir da mobilização de moradores da região, dentre eles, Nair Rodrigues.
Hoje, Nair acredita que as principais demandas da cooperativa e que devem ser trabalhadas no projeto Coopertrilhas, estão relacionadas à parte comercial e de gestão. “Acho que a capacitação para presidente e novos líderes também será importante”, acrescenta.