Com objetivo de levar seus serviços à comunidade onde a cooperativa está inserida, a Multcare, cooperativa de enfermagem, promove um projeto de educação e saúde, o Multcare na Comunidade. Na última sexta-feira (10), com apoio da equipe de Desenvolvimento de Gestão de Cooperativas do SESCOOP/GO, enfermeiras da cooperativa de trabalho em saúde estiveram na Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis Dom Fernando (Cooprec), no Jardim Dom Fernando, região Leste de Goiânia, para apresentação de uma palestra sobre os cuidados com a saúde do homem e da mulher, em referência às campanhas de prevenção Outubro Rosa e Novembro Azul. 

“As pessoas precisam muito de orientação, então levamos por meio de profissionais habilitados uma informação científica para ajudá-las a se prevenirem. É uma ação para promover a prevenção de doenças em pessoas que às vezes não conseguem acesso a serviços de saúde”, explicou a enfermeira Soraia Fagundes Azevedo. O projeto começou no ano passado e tem realizado eventos de caráter social com apoio de outras cooperativas, como a Uniodonto, em várias cooperativas de reciclagem. 

Na Cooprec

Atentos, os cooperados e cooperadas da Cooprec receberam orientações importantes sobre o câncer de mama e o câncer de próstata, como os principais fatores de risco, as formas de prevenção e os sinais que merecem alerta. O cooperado Antônio Rael da Silva entendeu a importância de identificar os primeiros sintomas o quanto antes. “Eu fiquei muito alegre com essa conversa de hoje porque aprendemos que quanto mais cuidarmos, mais tempo vamos ganhar para cuidar da nossa saúde lá na frente”, disse.

Nair Rodrigues Vieira, uma das diretoras da Cooprec, agradeceu a oportunidade e revelou que palestras como essa da Multcare são importantes para a conscientização do cuidado com a saúde de todos os cooperados. “Isso contribui muito com o nosso trabalho, porque quando a gente previne a doença, a gente vai viver bem melhor e com certeza a nossa produção vai ser bem maior, vai interferir na nossa produtividade”, explicou Nair.

A intercooperação faz parte do planejamento de ações da cooperativa de enfermagem que regularmente promove palestras educativas para as coops de reciclagem, demonstrando que o cooperativismo permite a oportunidade de levar informação técnica e correta para a população. “O importante é que elas sejam multiplicadoras de informações porque o conhecimento, quanto mais a gente tem, mais a gente tem que transmitir”, declarou a enfermeira Cláudia Rezende, vice-presidente da Multcare, no final da palestra.