Voltado para às cooperativas de crédito e agentes do segmento cooperativista que trabalham com oferta de linhas de financiamento e empréstimos. Neste, serão aperfeiçoados o conhecimento das técnicas e ferramentas necessárias para a avaliação e mensuração para auxiliar a tomada de decisão das principais demandas advindas dos vários ramos de cooperativas, interessadas nas várias linhas de crédito para a sustentabilidade dos seus negócios.
Público-alvo: Cooperados, dirigentes e colaboradores – profissionais das cooperativas de crédito.
Vagas: 40 vagas.
Modalidade: Presencial – Turma única.
Data e horário: 31 de maio e 1 de junho de 2023 das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 nos dois dias.
Carga horária: 16 horas
Local do curso: Edifício do Sescoop Goiás
Av. H, 550 – Jardim Goiás, Goiânia – GO – Primeiro andar – sala 4
Inscrições: Deverão ser feitas até o dia 22 de maio ou até o momento em que as vagas forem preenchidas.
Clique no link de inscrições ao lado.
Pré-requisitos
– Regularidade da cooperativa de origem junto a OCB/GO e ao SESCOOP/GO;
– Participação da Cooperativa no Censo do Cooperativismo Goiano;
– Cooperativas de origem dos participantes devem ter participado, no ano anterior ou no ano atual, do Programa de Monitoramento do SESCOOP/GO – PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas) bem como deverá se comprometer em participar novamente do programa, após a conclusão do curso;
– Autorização do representante legal da cooperativa por meio do Termo de Parceria/Ofício ou Contrato, que será enviado ao Departamento Pessoal/RH da cooperativa.
– O curso tem como prioridade o atendimento das Cooperativas do estado de Goiás. Havendo vagas remanescentes, disponibilizaremos para participantes de outros estados.
– Necessário Equipamento notebook e ou similares para realização das atividades em sala de aula.
Instrutor
O profissional que irá ministrar o curso será o Professor Elemar Pimenta Rodrigues – Consultor Financeiro especializado na Assessoria para Captação de Financiamentos a médias e grandes empresas, em diversas operações.
Possui formação acadêmica com MBA em Gestão Empresarial Financeira pela USP e Inovação e Difusão Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET). Exerceu funções na DTVM (Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários) em instituição financeira; também chegou a Diretor Financeiro em empresa de Auditoria Contábil e Tributária.
Tem mais de 20 anos, atuando como instrutor em gestão financeira em várias instituições renomadas. É Professor de Pós-Graduação na área de Gestão Financeira Empresarial e atua como consultor especializado em assessoria para captação de recursos de longo prazo junto ao BNDES e aos Fundos Constitucionais (FCO, FNE, FNO).
Frequência/Certificação
A certificação será concedida pelo SESCOOP/GOIÁS após o fechamento do curso. Para a certificação será observado se o requisito de 75% de frequência e participação no curso foi cumprido.
Cronograma
Dia 31 de maio de 2023
• Tipos de Crédito – suas principais diferenças e consequências;
• Linhas de crédito voltadas às cooperativas;
• Fatores fundamentais para acesso ao crédito;
• Garantias, tipos e principais diferenças;
• Demonstrações Financeiras – Os segredos escondidos nos números;
• Diferenças Fundamentais entre Demonstrativo de Resultado, Fluxo de Caixa e Balanço Patrimonial;
• O real impacto dos desconhecimentos entre Regime de Competência versus Regime de Caixa;
• Os riscos não refletidos nos números (como identificá-los);
• Análise Financeira, voltada para concessão de crédito.
Dia 01 de junho de 2023
• Principais Indicadores Financeiras, de Liquidez e Estruturais;
• Matemática Financeira, custos e oportunidades;
• Taxa de Juros Prefixada ou Pós-fixada, vantagens e desvantagens;
• Modelagem Financeira Integrada, principal instrumento para aprovação de crédito;
• Mensuração Estatística de Riscos – Metodologia Monte Carlo;
• Análise Real – Case prático de uma solicitação de crédito;
**ATENÇÃO PARTICIPANTE**
- A ocorrência de desistência, abandono, suspensão, expulsão, reprovação (por ausência e/ou nota) ou qualquer situação análoga a estas, ensejará o ressarcimento integral dos recursos empregados pelo SESCOOP/GO em relação a cada participante vinculado à cooperativa;
- Para as cooperativas com Termo de Parceria celebrado com o SESCOOP/GO no ano de 2023, todas as regras de participação em eventos estão firmadas neste documento;
- Para as cooperativas que não tiverem Termo de Parceria celebrado com o SESCOOP/GO no ano de 2023, será elaborado um contrato contendo todas as regras referente a participação.
- Antes de efetuar a inscrição verifique com o departamento pessoal e/ou diretoria da sua cooperativa autorização para a sua participação. A inscrição só será efetivada se forem atendidos os pré-requisitos.
- Os ofícios/contratos serão feitos por cooperativa e neles constarão a soma do valor total decorrente de seus participantes.
Para mais informações, favor entrar em contato com o Departamento de Formação Profissional e Promoção Social do SESCOOP/GO: Laura Sampaio – (62) 3240-8943 (ligações e WhatsApp) e ou e-mail: formacaoprofissional@sescoopgo.coop.br