Voltado para as cooperativas de crédito e agentes do segmento cooperativista que trabalham com oferta de linhas de financiamento e empréstimos. Neste, serão aperfeiçoados o conhecimento das técnicas e ferramentas necessárias para a avaliação e mensuração para auxiliar a tomada de decisão das principais demandas advindas dos vários ramos de cooperativas, interessadas nas várias linhas de crédito para a sustentabilidade dos seus negócios.
Público-alvo: Cooperados, dirigentes e colaboradores – profissionais das cooperativas de crédito.
Vagas: 30: A realização do curso está condicionada a formação de turma.
Horário: Das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00
Período de realização: 11 e 12/06/2025
Inscrições: Deverão ser realizadas pela internet – aqui no portal Goiás Cooperativo até o dia 15 de maio ou até o momento em que as vagas forem preenchidas.
Investimento: R$ 100,00 (cem reais) por inscrição e o pagamento será realizado por meio de boleto bancário enviado posteriormente em nome da cooperativa
Carga horária: 16 horas
Modalidade: Presencial
Local de realização: Sede do SESCOOP/GO, 2º andar – Avenida H, esquina com Rua 14 – Jardim Goiás, Goiânia/GO.
Pré-requisitos:
– Regularidade da cooperativa de origem junto a OCB/GO e ao SESCOOP/GO;
– Necessário Equipamento notebook e ou similares para realização das atividades em sala de aula.
Frequência/Certificação: A certificação será concedida pelo SESCOOP/GOIÁS após o fechamento do curso. Para a certificação será observado se o requisito de 75% de frequência e participação no curso foi cumprido.
Ementa:
– Linhas de crédito que podem ser oferecidas para as cooperativas de menor, médio e grande porte.
– FCO – Dicas e técnicas do projeto pode ser apresentado e geralmente é aceito;
– Introdução a análise de crédito; – Métodos para análise de crédito;
– Demonstrações contábeis;
– Garantias, títulos de crédito;
– Serviços de proteção ao crédito;
– Portabilidade;
– Financiamento e empréstimo
– Intercooperação (foco em atender outros ramos de cooperativas) – reforçar suas vantagens entre outros.
INSTRUTOR
HAROLDO MÁRCIO
Administrador de Empresas; MBA em Auditoria Controladoria e Finanças;
Mestre em Administração de Empresas;
20 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais Conselheiro de Administração com certificação da lei 13.306 (Estatais);
Master em Governança e Nova Economia – GONEW;
Diversas certificações em Compliance e Gestão de Riscos (FDC/Insper/LEC);
Consultor de empresas (Turnaround);
Membro Independente do 1º Comitê de Auditoria – COAUD da ECT (Empresa de Correios e Telégrafos);
Membro Associado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – I.B.G.C;
Membro Associado da Turnaround Management Association – TMA;
Administrador Judicial certificado pela Turnaround Management Association – TMA;
Professor de MBA e Graduação na Fundação Dom Cabral e nas faculdades FGW, UNA, Pitágoras, BlueTax, SENAC e CEDIN, tendo as principais cadeiras: Governança Corporativa, Gestão de Riscos e Controles Internos, Finanças, Controladoria, Contabilidade, Gestão Empresarial e Economia.
**ATENÇÃO PARTICIPANTE**
- Antes de efetuar a inscrição verifique com o departamento pessoal e/ou diretoria da sua cooperativa autorização para a sua participação. A inscrição só será efetivada se forem atendidos os pré-requisitos.
Para quaisquer esclarecimentos, favor entrar em contato com o Departamento de Desenvolvimento Humano do SESCOOP/GO:
Maria Passos (62) 3240-8926 (WhatsApp)
formacaoprofissional@sescoopgo.coop.br