Voltado para às cooperativas de crédito e agentes do segmento cooperativista que trabalham com oferta de linhas de financiamento e empréstimos. Neste, serão aperfeiçoados o conhecimento das técnicas e ferramentas necessárias para a avaliação e mensuração para auxiliar a tomada de decisão das principais demandas advindas dos vários ramos de cooperativas, interessadas nas várias linhas de crédito para a sustentabilidade dos seus negócios.
Público-alvo
Cooperados, dirigentes e colaboradores – profissionais das cooperativas de crédito.
Vagas:
30
A realização do curso está condicionada a formação de turma.
Horário:
Das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00
Período de realização
12 e 13/06/2024
Inscrições
Deverão ser realizadas pela internet – site Goiás Cooperativo (link ao final da página) até o dia 03 de maio ou até o momento em que as vagas forem preenchidas.
Investimento
R$ 100,00 (cem reais) por inscrição e o pagamento será realizado por meio de boleto bancário enviado posteriormente em nome da cooperativa
Carga horária
16 horas
Modalidade
Presencial
Local de realização
Sede do SESCOOP/GO, 2º andar, Sala de cursos 04
Avenida H, esquina com Rua 14 – Jardim Goiás, Goiânia/GO.
Pré-requisitos
– Regularidade da cooperativa de origem junto a OCB/GO e ao SESCOOP/GO;
– Participação da Cooperativa no Censo do Cooperativismo Goiano (preenchimento do Anuário do Cooperativismo 2024 até o dia 31/05);
– Cooperativas de origem dos participantes devem ter participado, no ano anterior ou no ano atual, do Programa de Monitoramento do SESCOOP/GO – PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas) bem como deverá se comprometer em participar novamente do programa, após a conclusão do curso;
– O curso tem como prioridade o atendimento das Cooperativas do estado de Goiás. Havendo vagas remanescentes, disponibilizaremos para participantes de outros estados.
– Necessário Equipamento notebook e ou similares para realização das atividades em sala de aula.
Frequência/Certificação
A certificação será concedida pelo SESCOOP/GOIÁS após o fechamento do curso. Para a certificação será observado se o requisito de 75% de frequência e participação no curso foi cumprido.
Ementa
– Linhas de crédito que podem ser oferecidas para as cooperativas de menor, médio e grande porte.
– FCO – Dicas e técnicas do projeto pode ser apresentado e geralmente é aceito;
– Introdução a análise de crédito; – Métodos para análise de crédito;
– Demonstrações contábeis;
– Garantias, títulos de crédito;
– Serviços de proteção ao crédito;
– Portabilidade;
– Financiamento e empréstimo
– Intercooperação (foco em atender outros ramos de cooperativas) – reforçar suas vantagens entre outros.
Instrutor
ELEMAR PIMENTA RODRIGUES
Consultor Financeiro especializado na Assessoria para Captação de Financiamentos a médias e grandes empresas, em diversas operações. Possui formação acadêmica com MBA em Gestão Empresarial Financeira pela USP e Inovação e Difusão Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET). Exerceu funções na DTVM (Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários) em instituição financeira; também chegou a Diretor Financeiro em empresa de Auditoria Contábil e Tributária. Tem mais de 20 anos, atuando como instrutor em gestão financeira em várias instituições renomadas. É Professor de Pós-Graduação na área de Gestão Financeira Empresarial e atua como consultor especializado em assessoria para captação de recursos de longo prazo junto ao BNDES e aos Fundos Constitucionais (FCO, FNE, FNO).
**ATENÇÃO PARTICIPANTE**
- Antes de efetuar a inscrição verifique com o departamento pessoal e/ou diretoria da sua cooperativa autorização para a sua participação. A inscrição só será efetivada se forem atendidos os pré-requisitos.
Para quaisquer esclarecimentos, favor entrar em contato com o Departamento de Desenvolvimento Humano do SESCOOP/GO:
Maria Passos (62) 3240-8926 (WhatsApp)
formacaoprofissional@sescoopgo.coop.br