Cursos/Eventos

Curso Preparatório para Certificação CPA

Compartilhe:

O curso Preparatório para Certificação CPA tem como objetivo a capacitação técnica dos profissionais que atuam nas cooperativas de forma abrangente e contínua para a obtenção da certificação profissional CPA – ANBIMA.

Público-alvo

Empregados de Cooperativa do Estado de Goiás

Vagas: 30 (A realização do curso está condicionada a formação de turma.)

Horário: Das 19h às 22h

Período de realização:

23, 24, 25, 26, 27 de fevereiro

02, 03, 04, 05 e 06 de março

Inscrições: Deverão ser realizadas pela internet – site Goiás Cooperativo (link ao final da página) até o dia 26/01/2026 ou até o momento em que as vagas forem preenchidas.

Investimento: R$150,00 (cento e cinquenta reais) por inscrição e o pagamento será realizado por meio de boleto bancário enviado posteriormente em nome da cooperativa.

Carga horária: 30 horas

Modalidade: On-line – síncrono (encontros virtuais ao vivo). O link do curso será enviado em torno de 3 dias antes da data do curso.

Pré-requisitos: Cooperativa de origem do participante deve estar regular junto a OCB/GO e ao SESCOOP/GO.

Frequência/Certificação: A certificação será concedida pelo SESCOOP/GO após o fechamento do curso. Para a certificação, será observado se o requisito de 75% de frequência em participação no Curso foi cumprido. Não será disponibilizado gravação das aulas para abono de ausências.

Ementa

Conteúdo adequado segundo o novo Programa Detalhado 2026

Módulo 1 – Estrutura e Dinâmica do Sistema Financeiro Nacional

Módulo 2 – Produtos do Mercado Financeiro

Módulo 3 – Relacionamento com o Cliente (Prospecção, Atendimento e Suporte)

Módulo 4 – Inovação e Desenvolvimento de Mercado

Instrutor

JOÃO MARCO LEÃO

Graduado em Gestão Financeira, pós graduando em Análise de Cenários Econômicos, Mercado de Capitais e Investimentos (FUNDACE-USP/SP), profissional do mercado financeiro há mais de 10 anos e por 4 anos professor de cursos preparatórios ANBIMA, na cidade de Goiânia . João Marco, possui as certificações CPA-10, CPA-20 e CEA, além de ter sido aprovado no 47º Exame do CFP. Foi responsável por estruturar a área de Investimentos em uma Instituição Financeira Cooperativa no estado de Goiás, onde atingiram mais de 1Bi de reais em Captação de Investimentos. Palestrante de Finanças, Cooperativismo e Inovação, já conduziu diversos eventos, entrevistas e podcasts abordando sobre os temas no estado. Apaixonado por inovação, foi selecionado a participar do programa Jovens Inovadores em ODS do Pacto Global da ONU, por ser um dos desenvolvedores de um projeto a nível Nacional, cujo objetivo é aproximar Cooperativismo e boas práticas de Educação Financeira para crianças e adolescentes. Atualmente, é mentor de inovação do programa no Pacto Global ONU. Em 2022, João Marco integrou-se ao grupo de membros gestores do Comitê Goiano de Jovens Cooperativistas da OCB/GO, o qual fez parte até 2024, participando de várias iniciativas promovendo o cooperativismo pelo Estado. Por acreditar que o sucesso no Mercado Financeiro está atrelado ao conhecimento, João dedica parte do seu tempo fora do mundo corporativo a ajudar profissionais no desenvolvimento pessoal, com técnicas que o levaram a grandes conquistas no mercado.

**ATENÇÃO PARTICIPANTE**

  • Antes de efetuar a inscrição verifique com o departamento pessoal e/ou diretoria da sua cooperativa se a mesma autoriza a sua participação. A inscrição só será efetivada se forem atendidos os pré-requisitos.
  • Ciente de que os dados informados serão inseridos na plataforma CAPACITACOOP, ambiente onde será realizada o curso. Se aplicável.

Para quaisquer esclarecimentos, favor entrar em contato com o Departamento de Desenvolvimento Humano do SESCOOP/GO:

Maria Passos (62) 3240-8926 (WhatsApp)

formacaoprofissional@sescoopgo.coop.br