Cursos/Eventos

LINHAS ESPECIAIS DE CRÉDITO PARA COOPERATIVAS - CAPACITANDO COOPERATIVAS: DESMISTIFICANDO O CRÉDITO PARA O CRESCIMENTO

Haroldo Márcio

Compartilhe:

O crédito certo, na hora certa, pode antecipar o sucesso que levaria 10 anos, para poucos meses em sua Cooperativa. Mas para isso é fundamental que os gestores compreendam as principais variáveis que envolvem esse tema: Linhas Especiais de Crédito para Cooperativas

Este curso tem como objetivo capacitar cooperativas não financeiras para entenderem e aplicarem conceitos financeiros e estratégicos essenciais para o acesso e a negociação de crédito; fornecer conhecimentos acerca do funcionamento das cooperativas e dos critérios utilizados pelas instituições financeiras na análise de crédito; desenvolver competências na elaboração e análise de demonstrativos financeiros, modelagem e análise de sensibilidade, fundamentais para a aprovação de crédito.

Público-alvo: Cooperados, colaboradores e dirigentes das cooperativas goianas, exceto as de crédito.

Vagas: 30 – A realização do curso está condicionada a formação de turma.

Horário: Das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00

Modalidade: Presencial

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 24 e 25/07/2025

INSCRIÇÕES: Deverão ser realizadas pela internet, no site Goiás Cooperativo até dia 20/06/2025 ou até o momento em que as vagas forem preenchidas.

Investimento: R$ 100,00 (cem reais) por inscrição e o pagamento será realizado por meio de boleto bancário enviado posteriormente em nome da cooperativa.

Carga horária:

16 horas

Local de realização: Sede do SESCOOP/GO, 2º andar – Avenida H, esquina com Rua 14 – Jardim Goiás, Goiânia/GO.

PRÉ-REQUISITOS

– Regularidade da Cooperativa participante junto a OCB e SESCOOP/GO;

– Autorização do representante legal da cooperativa feito por meio do Termo de Parceria/Ofício/Contrato;

– Necessário equipamento notebook e ou similares para realização das atividades.

Frequência/Certificação: A certificação será concedida pelo SESCOOP/GOIÁS após o fechamento do curso. Para a certificação será observado se o requisito de 75% de frequência e participação no curso foi cumprido.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 Fundamentos do crédito e a importância do acesso ao crédito:

  • Conceitos básicos sobre crédito: definição, importância e diferenciação para cooperativas.

O crédito é o motor que impulsiona grandes projetos; dominar seus segredos é abrir portas para o crescimento;

2 Estrutura e funcionamento das cooperativas

  • Princípios e valores do cooperativismo.
  • Boa governança e gestão na cooperativa.

Conhecer o funcionamento da sua cooperativa é entender a base do sucesso coletivo.

3 Critérios e Especificidades do Crédito nas Cooperativas Financeiras

  • Tipos de crédito disponíveis e suas aplicações (prefixado, pós-fixado, entre outros).
  • Análise dos documentos financeiros exigidos: DRE, Fluxo de Caixa, Balanço Patrimonial.

Saber o que o banco observa é transformar números em oportunidades reais.

4 Técnicas e Estratégias para a Aprovação de Crédito

  • Demonstração dos segredos para o acesso ao crédito.
  • Documentação necessária e preparação da documentação financeira.
  • Análise de riscos e garantias – como identificá-los e mitigá-los.

Quando os números contam a história certa, o crédito deixa de ser um mistério e se transforma em uma realidade.

5 Ferramentas de Análise e Modelagem Financeira

  • Regime de Competência x Regime de Caixa e sua relevância.
  • Modelagem Financeira Integrada e Análise de Sensibilidade.
  • Estudo de caso prático: simulação de uma solicitação de crédito.

Transforme dados e números em soluções estratégicas para o futuro da sua cooperativa.

6 Aspectos Práticos e Dinâmicas de Grupo

  • Oficinas práticas e dinâmicas que simulam situações reais de negociação com bancos.
  • Debate e troca de experiências entre os participantes.

Aprenda com a prática, compartilhe experiências e saia preparado para conquistar o crédito que sua cooperativa merece.

INSTRUTOR     

Haroldo Márcio Inês

Administrador de Empresas;

MBA em Auditoria Controladoria e Finanças;

Mestre em Administração de Empresas;

20 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais

Conselheiro de Administração com certificação da lei 13.306 (Estatais);

Master em Governança e Nova Economia – GONEW;

Diversas certificações em Compliance e Gestão de Riscos (FDC/Insper/LEC);

Consultor de empresas (Turnaround);

Membro Independente do 1º Comitê de Auditoria – COAUD da ECT (Empresa de Correios e Telégrafos);

Membro Associado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – I.B.G.C;

Membro Associado da Turnaround Management Association – TMA;

Professor de MBA e Graduação na Fundação Dom Cabral e nas faculdades FGW, UNA, Pitágoras, BlueTax, SENAC e CEDIN, tendo as principais cadeiras: Governança Corporativa, Gestão de Riscos e Controles Internos, Finanças, Controladoria, Contabilidade, Gestão Empresarial e Economia;

ATENÇÃO PARTICIPANTE

  • Antes de efetuar a inscrição verifique com o departamento pessoal e/ou diretoria da sua cooperativa autorização para a sua participação. A inscrição só será efetivada se forem atendidos os pré-requisitos.

Para quaisquer esclarecimentos, favor entrar em contato com o Departamento de Formação Profissional e Promoção Social do SESCOOP/GO:

Paulo Henrique (62) 3240-8918 (ligações e WhatsApp)

formacaoprofissional@sescoopgo.coop.br