Objetivo Geral
O MBA em Gestão do Agronegócio para Cooperativas de Crédito tem o objetivo capacitar profissionais, agentes e gerentes de crédito das cooperativas, preparando-os para gerir com sucesso diferentes projetos do agronegócio, com foco em crédito rural, gestão de riscos e cooperativismo. O programa aborda tomadas de decisões baseadas em resultados econômicos, sustentabilidade, comunicação, marketing, vendas, negociação e gestão comercial específicas para o setor. Além disso, inclui temas como inovação, empreendedorismo, economia do agronegócio, gestão da rotina e metas, estratégia, comercialização de commodities, cultura organizacional e comunicação para resultados.
Público-alvo
Empregados de cooperativas de crédito goianas com ensino superior em qualquer área do conhecimento reconhecido pelo MEC.
Vagas
45 vagas
A realização do MBA está condicionada a formação de turma.
Será disponibilizada 03* (três) vagas por cooperativa.
*Em caso de disponibilidade de vaga, será aberto o atendimento a mais de três participantes. As confirmações serão realizadas somente após encerramento do período de inscrições.
Horário
Aulas assíncronas – gravadas e aulas Síncronas (ao vivo) = de 2 em 2 semanas, às 19 horas, conforme Ementa*
Período de realização
30/05/2025 a 13/07/2025 das 19:00 às 21:00 hrs
Inscrições
Deverão ser realizadas pela internet – site Goiás Cooperativo (link ao final da página).
O período de inscrição será até o dia 30/04/2025 ou até quando as vagas forem preenchidas.
Investimento
O investimento total por participante será de aproximadamente R$ 12.500,00 (doze mil trezentos e quinhentos reais), sendo esse montante custeado 100% pelo SESCOOP/GO, a título de bolsa de estudos.
Carga Horária
368 horas
Modalidade:
Aulas assíncronas – gravadas e On-line – síncrono (encontros virtuais ao vivo) pela ferramenta de videoconferência Zoom em sessões de interação com os professores. O link do curso será enviado em torno de 3 dias antes da data do curso.
Pré-requisitos
– Cooperativa de origem do participante deverá estar regular junto a OCB-GO e ao SESCOOP/GO;
– Cooperativas de origem dos participantes devem ter participado, no ano anterior ou no ano atual, do Programa de Desenvolvimento da Gestão do SESCOOP/GO – PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas) bem como deverá se comprometer em participar novamente no programa, após a conclusão do MBA;
– Autorização do representante legal da cooperativa para participação no MBA;
– Ser público-alvo do MBA e possuir diploma de graduação em qualquer curso superior reconhecido pelo MEC;
– Autorização da cooperativa e acordo via Termo de Parceria ou Termo de Responsabilidade.
Frequência/Certificação
A certificação será concedida, conforme os seguintes itens:
- Obtiverem frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total do curso de especialização;
- Obtiverem nota média mínima de 7 nas atividades e projeto aplicado.
Não será disponibilizado gravação das aulas síncronas ao vivo para abono de ausências.
Ementa*
- Economia do agronegócio e a cadeia de suprimentos (33 h)
- Inovação e empreendedorismo na realidade do agronegócio (27h)
- Sustentabilidade e o agronegócio (33h)
- Cooperativismo e a gestão de cooperativas (28 h)
- Vendas, negociação e a gestão comercial aplicada ao agronegócio (27h)
- Liderando para o sucesso (33 h)
- Crédito Rural (27h)
- Agronegócio e gestão da rotina e metas (28h)
- Estratégia na prática- do planejamento à execução (28h)
- Análise de projetos: matemática financeira e investimento (27h)
- Tomada de decisão no agro com vase em resultados econômicos (27 h)
- Comunicação para gerar resultados (33 h)
- Elaboração de projetos (12h)



Instituição
Rehagro, uma empresa referência em educação para o agronegócio que acredita que o conhecimento aplicado transforma vidas! Com mais de 22 anos de atuação, já treinamos mais de 40 mil pessoas em cursos de capacitação, graduação, pós-graduação e treinamentos corporativos. Investimos em pesquisa por meio de nossa Fazenda Experimental que estimula a busca por inovação e atendemos mais de 400 fazendas em todo o Brasil, por meio da consultoria. O que nos diferencia? Nossa experiência prática, cultura de análise de dados, valorização da ciência, compromisso com a aplicação do conhecimento e como resultado do cliente!
**ATENÇÃO PARTICIPANTE**
– A ocorrência de desistência, abandono, suspensão, expulsão, reprovação (por ausência e/ou nota) ou qualquer situação análoga a estas, ensejará o ressarcimento integral dos recursos empregados pelo SESCOOP/GO em relação a cada participante vinculado à cooperativa;
– Para as cooperativas com Termo de Parceria celebrado com o SESCOOP/GO no ano de 2025, todas as regras de participação em eventos estão firmadas neste documento;
– Antes de efetuar a inscrição verifique com o departamento pessoal e/ou diretoria da sua cooperativa se será autoriza a sua participação. A inscrição só será efetivada se forem atendidos os pré-requisitos.
– Os ofícios/contratos serão feitos por cooperativa e neles constarão a soma do valor total decorrente de seus participantes.
Para quaisquer esclarecimentos, favor entrar em contato com o Departamento de Desenvolvimento Humano de Cooperativas do SESCOOP/GO:
(62) 3240-8918 (ligações e WhatsApp)
formacaoprofissional@sescoopgo.coop.br