Cursos/Eventos

Pós-Graduação em Gestão Estratégica para o Cooperativismo

Compartilhe:

Objetivo Geral

Contribuir com os colaboradores das cooperativas goianas, por meio de um Programa de Pós-graduação, Lato Sensu, em Gestão Estratégica para o Cooperativismo, que atuará com foco no cooperativismo, considerando o seu DNA muito específico, subdividindo o conhecimento em quatro grandes eixos, sendo: estratégia, gestão comercial, gestão de operações, gestão financeira e gestão de pessoas, desenvolvendo competências correlatas aos temas nos participantes. Em paralelo ao processo de formação, ocorrerá a elaboração do Projeto de Melhoria, como Trabalho de Conclusão de Curso, focado na solução de problemas concretos do contexto do cooperativismo, culminando com a apresentação no Seminário de Apresentação dos Projetos de Melhoria.

Público-alvo

Dirigentes, Conselheiros e colaboradores de cooperativas do Estado de Goiás.

Vagas

50 vagas

A realização do MBA está condicionada a formação de turma.

Será disponibilizada 03 ¹ (três) vagas por cooperativa.

¹ Em caso de disponibilidade de vaga, será aberto o atendimento a mais de três participantes. As confirmações serão realizadas somente após encerramento do período de inscrições.

Horário

Aulas no formato online, pela plataforma da PUC/PR, das 18:30 às 22:30 horas, as terças-feiras e quintas-feiras, conforme Ementa ²

Período de realização

05/08/2025 a 27/11/2026 das 18:30 às 22:30 hrs

Inscrições
Deverão ser realizadas pela internet – site Goiás Cooperativo (link ao final da página).

O período de inscrição será até o dia 18/07/2025 ou até quando as vagas forem preenchidas.

Investimento

O investimento total por participante será de aproximadamente R$ 8.280,00 (oito mil, duzentos e oitenta reais), sendo esse montante custeado 100% pelo SESCOOP/GO, a título de bolsa de estudos.

⚠️ A não conclusão do curso implicará na devolução do valor investido pelo SESCOOP/GO.

Carga Horária 

360 horas

Modalidade:

Aulas Online ao vivo, pela plataforma da PUC/PR. O link do curso será enviado em torno de 3 dias antes da data do curso.

Pré-requisitos
– Cooperativa de origem do participante deverá estar regular junto a OCB-GO e ao SESCOOP/GO;

– Cooperativas de origem dos participantes devem ter participado, no ano anterior ou no ano atual, do Programa de Desenvolvimento da Gestão do SESCOOP/GO – PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas) bem como deverá se comprometer em participar novamente no programa, após a conclusão do MBA;

– Autorização do representante legal da cooperativa para participação no MBA;

– Ser público-alvo do MBA e possuir diploma de graduação em qualquer curso superior reconhecido pelo MEC;

– Autorização da cooperativa e acordo via Termo de Parceria ou Termo de Responsabilidade.

Frequência/Certificação

A certificação será concedida, conforme os seguintes itens:

  • Obtiverem frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total do curso de especialização;
  • Obtiverem nota média mínima de 7 no Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

Não será disponibilizado gravação das aulas síncronas ao vivo para abono de ausências.

² Ementa 

Instituição

A PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná é referência nacional e internacional em ensino de qualidade, com mais de 60 anos de história, presença em rankings globais e forte atuação em programas de educação corporativa e desenvolvimento de lideranças. Sua unidade em Londrina conduz este MBA com um corpo docente altamente qualificado e conectado com o mercado, aliando prática, inovação e excelência acadêmica.

**ATENÇÃO PARTICIPANTE**

– A ocorrência de desistência, abandono, suspensão, expulsão, reprovação (por ausência e/ou nota) ou qualquer situação análoga a estas, ensejará o ressarcimento integral dos recursos empregados pelo SESCOOP/GO em relação a cada participante vinculado à cooperativa;

– Para as cooperativas com Termo de Parceria celebrado com o SESCOOP/GO no ano de 2025, todas as regras de participação em eventos estão firmadas neste documento;

– Antes de efetuar a inscrição verifique com o departamento pessoal e/ou diretoria da sua cooperativa se será autoriza a sua participação. A inscrição só será efetivada se forem atendidos os pré-requisitos.

– Os ofícios/contratos serão feitos por cooperativa e neles constarão a soma do valor total decorrente de seus participantes.

Para quaisquer esclarecimentos, favor entrar em contato com o Departamento de Desenvolvimento Humano de Cooperativas do SESCOOP/GO:

(62) 3240-8918 (ligações e WhatsApp)

formacaoprofissional@sescoopgo.coop.br