O SESCOOP/GO apresenta o Programa de Desenvolvimento de CEO’s 2023, com os objetivos:
- aperfeiçoar o processo de Gestão e Governança das Cooperativas Goianas por meio da qualificação de seus dirigentes;
- despertar nos participantes a necessidade de se antecipar às transformações de mercado e de tecnologia;
- promover um ambiente favorável para o intercâmbio de experiências e do conhecimento;
- promover o debate aberto sobre o contexto, as tendências e as oportunidades para um cooperativismo mais colaborativo e sustentável;
- imersão em temáticas de gestão, com visão nacional e internacional;
- aprendizado e mudança de mindset.
Público alvo
Dirigentes das Cooperativas, sendo: presidentes, vice-presidentes, diretores executivos, superintendentes e gerentes.
Vagas
01 turma de 40 participantes. A formação de turma está sujeita ao número mínimo de participantes inscritos.
Previsão de Início/duração
Previsão de início: 01 de junho de 2023
Previsão de término: 04 de agosto de 2023
Duração de 2 meses
Carga Horária / Modalidade
42 horas
Sendo:
5h de atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, com conteúdos correspondentes ao tema do módulo (assíncronas)
28h encontros ao vivo (síncronos online via Zoom)
1h palestra (síncrono)
8h (presencial)
O encontro presencial – Módulo 5, será realizado na Fundação Dom Cabral, Campus Aloysio Faria Av. Princesa Diana, 760, Alphaville, Lagoa dos Ingleses – Nova Lima/MG.
Para o módulo presencial, o SESCOOP/GO disponibilizará aos participantes hospedagem e transporte aéreo ida/volta e transfer do aeroporto de Belo Horizonte/Nova Lima/Belo Horizonte. Alimentação e deslocamento terrestre será por conta da cooperativa/participante.
Cronograma
MÓDULO | TEMA | DATA | HORÁRIO |
Módulo 1 Online: Zoom | Qual o Papel das Organizações no Contexto BANI? | 01/06/2023 | 19h00 às 22h30 |
05/06/2023 | 19h00 às 22h30 | ||
Módulo 2 Online: Zoom | Cultura de Riscos e Resiliência das Cooperativas no Novo Normal | 19/06/2023 | 17h30 às 21h00 |
21/06/2023 | 17h30 às 21h00 | ||
Módulo 3 Online: Zoom | ESG como Motor de Inovação | 03/07/2023 | 19h00 às 22h30 |
05/07/2023 | 19h00 às 22h30 | ||
Módulo 4 Online: Zoom | Diversidade e Inclusão como Essência do Cooperativismo | 17/07/2023 | 19h00 às 22h30 |
19/07/2023 | 19h00 às 22h30 | ||
Módulo 5 Presencial: FDC Nova Lima | Líder como Agente do Progresso na Construção de um Mundo Melhor | 04/08/2023 | 08h30 às 17h15 |
Palestra: Performance e Progresso – Integrating Business *online síncrono com tradução simultânea | 17h15 às 18h30 |
*Cronograma para o programa poderá sofrer alterações.
Inscrição
Deverá ser feita pela internet por meio do site Goiás Cooperativo (link ao final da página) até o dia 15/05/2023 ou até o momento em que as vagas forem preenchidas.
Investimento
O investimento total por participante será de aproximadamente R$ 8.295,00 (oito mil duzentos e noventa e cinco reais) sendo esse montante arcado 100% pelo SESCOOP/GO a título de bolsa de estudos, via Termo de Parceria ou Contrato firmado junto ao SESCOOP/GO.
Pré-requisitos
– Cooperativa de origem do participante deverá estar regular junto a OCB/GO e ao SESCOOP/GO.
– Autorização do representante legal da cooperativa para participação no curso.
Frequência/Certificação
– A certificação será concedida pela FDC após o fechamento do curso para os participantes concluintes com igual ou mais de 75% de frequência. Não será disponibilizado gravação das aulas para abono de ausências.
Ementa
Módulo 1 – QUAL O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES NO CONTEXTO BANI?
• Ciclos hegemônicos
• A terceira corrida colonial
• Ciclos tecnológicos
• A revolução tecnológica
• Cenário Brasil de longo prazo
• Técnica de cenários
• Modelo VUCA/BANI
• Mundo SOHO O futuro do trabalho
Módulo 2 – CULTURA DE RISCOS E RESILIÊNCIA DAS COOPERATIVAS NO NOVO NORMAL
• A relevância da cultura de riscos e ambidestria organizacional para a resiliência de uma organização.
• A mudança do ambiente de risco: Ameaça ou oportunidade para as cooperativas?
• A gestão de riscos após a tempestade perfeita: aprendizagem e novo ambiente de risco nacional e mundial
• A relevância da gestão dinâmica da crise nos processos de GdR
• O aprimoramento das práticas de risk management durante e após a crise.
• A resiliências dos financiadores de cooperativas de produção e serviços.
• Papel e composição, frequência e funções do comitê de crise.
• Novos riscos: identificação, avaliação e interdependências.
Módulo 3 – ESG: COMO INVESTIR EM UM MUNDO MELHOR?
• Fortalecendo o debate da inovação e ajustando-se às mudanças econômicas, tecnológicas e comportamentais.
• Como usar ESG para impulsionar ao cooperativismo e a inovação?
• ESG & Competitividade: como assuntos socioambientais geram valor para as cooperativas?
• De olho no mercado: como as cooperativas se comparam com outras instituições no âmbito de ESG?
• Inovação como motor que leva as cooperativas ao crescimento e à perenidade.
• Recomendações para um posicionamento ESG nas cooperativas.
Módulo 4 – DIVERSIDADE E INCLUSÃO COMO ESSÊNCIA DO COOPERATIVISMO
• Diversidade, inclusão e equidade.
• Gerando mais inclusão social, respeito e desenvolvimento sustentável.
• Segurança psicológica e o aumento da produtividade.
• Saúde mental x Transformação comportamental.
• Diversidade e inclusão como estímulos à inovação.
• A liderança feminina no contexto das cooperativas.
• A relevância da diversidade para a economia compartilhada.
Módulo 5 – PRESENCIAL – LÍDER COMO AGENTE DO PROGRESSO NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR
• Assessment
• Ética, propósito e liderança.
• Líder inspirador e transformador.
• Líder como agente de transformação digital.
• Walking the talk e a narrativa inspiradora no repertório das lideranças.
• O que mudou? O que segue mudando?
• Momentos de compartilhamento.
Módulo 5 – ONLINE SÍNCRONO COM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA- PALESTRA – PERFORMANCE E PROGRESSO INTEGRATING BUSINESS
Instituição – Fundação Dom Cabral
Há mais de 40 anos, a Fundação Dom Cabral se destaca em seu campo de atuação pela capacidade de empreender uma leitura detalhada das reais necessidades dos clientes. É exatamente essa visão ampla e aprofundada que permite à FDC formular Soluções Educacionais adequadas a cada caso, promovendo melhores resultados e novas oportunidades de desenvolvimento para indivíduos e organizações. Nossa filosofia respeita a identidade das organizações, a peculiaridade dos segmentos em que atuam e a dinâmica dos mercados. Unindo teoria e prática, a FDC promove a capacitação de executivos, gestores públicos, empresários e organizações. A parceria com escolas internacionais e professores com larga experiência de mercado e rica vivência organizacional possibilita uma troca intensa e produtiva durante os Programas. São Soluções Educacionais sustentadas por alianças estratégicas e acordos de cooperação com renomadas instituições nos Estados Unidos, na China, na Índia e em outros países da Europa e América Latina.
**ATENÇÃO PARTICIPANTE**
- A ocorrência de desistência, abandono, suspensão, expulsão, reprovação (por ausência e/ou nota) ou qualquer situação análoga a estas, ensejará o ressarcimento integral dos recursos empregados pelo SESCOOP/GO em relação a cada participante vinculado à cooperativa;
- Antes de efetuar a inscrição verifique com o departamento pessoal e/ou diretoria da sua cooperativa se a mesma autoriza a sua participação. A inscrição só será efetivada se forem atendidos os pré-requisitos;
- As despesas extras (frigobar, ligações telefônicas, bebidas, etc.) serão pagas pelo participante, diretamente ao hotel no momento de sua saída/check out;
- Salientamos que as inscrições enviadas são de total responsabilidade da cooperativa. Caso o participante não compareça ao evento presencial em Nova Lima ou desista da participação, a cooperativa arcará com o pagamento de todas as despesas referentes à hospedagem e transporte aéreo;
- Caso tenha desistência do participante inscrito, o mesmo deverá formalizar ao SESCOOP/GO, por e-mail, com antecedência mínima de sete dias da realização do evento presencial. A formalização é necessária para ajustes na logística, porém não abona o pagamento das despesas;
- A certificação no Programa de Desenvolvimento de CEO’s é um pré-requisito para participação no Programa Executivo Internacional*.
*Público alvo será divulgado posteriormente.
Para quaisquer esclarecimentos, favor entrar em contato com o Departamento de Formação Profissional e Promoção Social do SESCOOP/GO:
(62) 3240-8926 (ligações e WhatsApp)
formacaoprofissional@sescoopgo.coop.br