Cursos/Eventos

Programa Gestão 4.0 para Gerentes

FIA Business Scholl

Compartilhe:

O SESCOOP/GO apresenta o Programa de Gestão 4.0 para Gerentes, com os objetivos:

  • Proporcionar aos participantes do programa uma compreensão abrangente e aprofundada das habilidades gerenciais essenciais, incluindo liderança, comunicação eficaz, tomada de decisões, resolução de problemas e gestão de conflitos.
  • Capacitar os gerentes das cooperativas a pensar estrategicamente e a promover a inovação em suas organizações, buscando oportunidades de crescimento e adaptando-se às mudanças do ambiente de negócios.
  • Aprimorar as habilidades dos participantes em gestão financeira, contabilidade e administração, permitindo uma melhor alocação de recursos e uma gestão mais eficiente das operações das cooperativas
  • Conduzir os participantes para uma reflexão e provocar discussões sobre sua responsabilidade e compromisso no negócio das COOPERATIVAS, para a realização dos objetivos e resultado de seus times.
  • Contribuir para o desenvolvimento dos GERENTES na aplicação eficiente e eficaz de conceitos, técnicas e práticas gerenciais, de forma a influenciar positivamente, definir estratégias e engajar suas equipes rumo à alta performance.
  • Colocar em prática ferramentas ESG nas cooperativas trabalhando os três pilares de forma efetiva.

Público-alvo

Gerentes de cooperativas.

Vagas

40

Será disponibilizada 02* (duas) vagas por cooperativa.

*Em caso de disponibilidade de vaga, será aberto o atendimento a mais de dois participantes. As confirmações serão realizadas somente após encerramento do período de inscrições.

A realização do programa está condicionada a formação de turma.

Previsão de início /Duração

01, 05, 07, 12, 14, 19, 21, 26, 27 e 28/08/2025 (Online)

16, 17 e 18/09/2025 (Presencial São Paulo)

Horário

Módulos on line das 18:00 às 22:00 h

Módulos Presenciais das 08:30 às 17:30 h

Programação/Cronograma

Kick-off        Assessstement “Que líder sou eu?” (on-line)

Módulo I      As Novas Regras do Novo mercado de Gestão 4.0 (on-line)

Módulo II    Integrando Negócios, Carreiras e Cooperativas: Paradigma de Liderança e Gestão (on-line)

Módulo III   Inovação e Tecnologia: Desconstruindo de Reestruturando a Disrupção (on-line)

Módulo IV   Liderando a Sociedade :Construindo Legados Transformadores (on-line)

Módulo V   Partnership e Cultura (Presencial)

Módulo VI   ESG e Reputação: Da Estratégia à Implantação (Presencial)

Inscrições

Deverão ser realizadas pela internet – site Goiás Cooperativo (link ao final da página) até o dia 30/06/2025 ou até o momento em que as vagas forem preenchidas.

Investimento

O investimento total por participante será de aproximadamente R$ 15.500,00 (Quinze Mil e quinhentos Reais) sendo esse montante arcado 100% pelo SESCOOP/GO a título de bolsa de estudos, via Termo de Parceria ou Contrato firmado junto ao SESCOOP/GO.

Carga horária

66 horas

Modalidade

On-line – síncrono (encontros virtuais ao vivo) pela plataforma ZOOM

Presencial – Na Cidade de São Paulo

Pré-requisitos

– Cooperativa de origem do participante deverá estar regular junto a OCB/GO e ao SESCOOP/GO.

– Autorização do representante legal da cooperativa para participação no curso.

Frequência/Certificação

 A certificação será concedida pela Faculdade FIA após o fechamento do curso. Será expedido certificado digital aos alunos que obtiverem presença mínima de 75% (setenta e cinco) da carga horária total do curso. Não será disponibilizado gravação das aulas para abono de ausências.

Para participação no módulo presencial será necessário 75% de frequência nos módulos de formato on-line.

Instituição: FIA

A FIA – Fundação Instituto de Administração foi criada por professores do Departamento de Administração da FEA/USP em 1980 para oferecer ao mundo corporativo pesquisa, consultoria e educação continuada. Há mais de 40 anos, a FIA é reconhecida como uma das melhores escolas de negócios, em educação executiva e consultoria, com soluções customizadas para organizações do setor privado e público, sendo referência no Brasil e em vários outros países. Porque, na FIA, você aprende a transformar conhecimento em resultados que mudam o jogo no mundo dos negócios e na sociedade.

Ementa

Kick-off        Assessstement “Que líder sou eu?” (on-line 10 horas)

  • Avaliação para identificar o perfil de liderança dos participantes e entender os desafios desse perfil para iniciar a jornada de aprendizado + Palestra de Abertura.

Módulo I      As Novas Regras do Novo mercado de Gestão 4.0 (on-line 8 horas)

  • Estratégia adaptativa
  • Novos modelos de negócio
  • Transformações do mercado
  • Cliente como motor de crescimento

Módulo II    Integrando Negócios, Carreiras e Cooperativas: Paradigma de Liderança e Gestão (on-line 8 horas)

  • Gestão 4.0
  • Gestão focada em resultados
  • Construindo “Organizações Infinitas”
  • Novas habilidades executivas

Módulo III   Inovação e Tecnologia: Desconstruindo de Reestruturando a Disrupção (on-line 8 horas)

  • A Inovação na nova gestão do futuro
  • Tecnologias emergentes aplicadas a gestão
  • Inteligência artificial na prática
  • Inovação e resultado

Módulo IV   Liderando a Sociedade :Construindo Legados Transformadores (on-line 8horas)

  • Estilos e estratégias de liderança
  • Liderança Ética
  • Protagonizando a mudança organizacional
  • Diversidade nas organizações
  • Dominando o processo de tomada de decisões

Módulo V   Partnership e Cultura (Presencial 12 horas)

  • Entenda da Gestão por contexto: Contexto inovador de Gestão por Contexto, desafiando o modelo tradicional de planejamento e controle. O participante aprenderá a promover uma organização/cooperativa que equilibra liberdade e responsabilidade, incentivando as equipes a trabalhar coletivamente para atingir objetivos comuns. Modelo e caso reais serão discutidos e a relação de como lidar com novas propostas para temas da atualidade.

Módulo VI   ESG e Reputação: Da Estratégia à Implantação (Presencial 12 horas)

  • Compreendendo a Amplitude ESG e Reputação: Conceito ESG, desenvolvimento sustentável ao ESG, Cidadania, Diversidade e Inclusão nas organizações, discussão sobre o papel da liderança no desenvolvimento e manutenção de negócios alinhados ao desenvolvimento sustentável. Exploração e compreensão respeito da liderança sustentável. Apresentação de modelos de liderança descentralizada e movidas por valores. Reflexão sobre casos, práticas e impactos de uma liderança sustentável. Aproximação entre as práticas e os discursos relacionados aos pilares reputacionais.

**ATENÇÃO PARTICIPANTE**

  • A ocorrência de desistência, abandono, suspensão, expulsão, reprovação (por ausência e/ou nota) ou qualquer situação análoga a estas, ensejará o ressarcimento integral dos recursos empregados pelo SESCOOP/GO em relação a cada participante vinculado à cooperativa;
  • Antes de efetuar a inscrição verifique com o departamento pessoal e/ou diretoria da sua cooperativa se ela autoriza a sua participação. A inscrição só será efetivada se forem atendidos os pré-requisitos;
  • SESCOOP/GO irá disponibilizar passagem aérea com saída de Goiânia/GO a São Paulo/SP, e hospedagem em quarto duplo, demais despesas serão de responsabilidade do participante.

Para quaisquer esclarecimentos, favor entrar em contato com o Departamento de Formação Profissional e Promoção Social do SESCOOP/GO:

Paulo Henrique (62) 3240-8918 (ligações e WhatsApp)

formacaoprofissional@sescoopgo.coop.br