O Dia de Cooperar (Dia C Goiás 2025) será realizado na manhã deste sábado (30/08), no Jardim Botânico de Goiânia, com a expectativa de reunir aproximadamente 5 mil pessoas. O evento é organizado pelo Sistema OCB/GO e tem a parceria de quase 30 cooperativas, que vão oferecer uma série de serviços gratuitos à população, além de atrações culturais, educativas e de lazer.

Como legado desta 12ª edição do Dia C GO, será entregue a reforma do deck, às margens do lago do Jardim Botânico, um espaço tradicionalmente utilizado para apresentações culturais e cerimônias, que agora estará revitalizado para a comunidade. A obra liderada pelo Sistema OCB/GO foi patrocinada também pelas cooperativas Sicoob Unicentro Br, Unimed Goiânia e Sicredi.

Segundo o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, o Dia C fortalece a relação entre as cooperativas e a sociedade. “No Dia de Cooperar, as cooperativas demonstram às pessoas o interesse pela comunidade. Esse trabalho voluntário dá visibilidade ao nosso modelo de negócio, evidenciando os valores do cooperativismo. A participação popular e a repercussão nas redes sociais amplificam essa mensagem”, destaca.

Serviços

O Dia C Goiás, em Goiânia, contará com uma ampla programação de atenção à saúde. Entre os atendimentos disponíveis, a população terá acesso a: testes de glicemia e pressão arterial; exames preventivos, como abdômen superior, próstata, mama, tireoide e hérnia; atendimento em fisioterapia e massagens rápidas.

Na área de saúde bucal, serão oferecidas orientações sobre higiene, escovação supervisionada, além da distribuição gratuita de kits de higiene bucal. Também haverá sorteio de cinco atendimentos de profilaxia, realizados em uma unidade móvel, com apoio de acadêmicos de Odontologia e voluntários.

Educação, cultura e lazer

Além de serviços de saúde, o Dia de Cooperar Goiás também terá atividades voltadas à educação e cultura. O público poderá participar de oficinas de robótica Lego, educação financeira, cerâmica artesanal e bordado manual; criação de joias com alumínio reciclado e trabalhos em argila para crianças; apresentações teatrais e distribuição de guloseimas como pipoca, algodão-doce e picolés.

Durante o evento serão anunciados os vencedores do Concurso de Redação sobre o tema “Cooperativas constroem um mundo melhor”. A iniciativa do Sistema OCB/GO é realizada em quatro escolas municipais, em parceria com a Prefeitura de Goiânia, e já alcança cerca de 260 alunos do 5º ano.

Outras atrações incluem: planetário móvel; doação de mudas; troca de óleo usado por detergente (1 litro de óleo vale 2 detergentes); e distribuição de fraldas descartáveis.

Nova data

O Dia de Cooperar é considerado a maior iniciativa de responsabilidade socioambiental do cooperativismo brasileiro. Até o ano passado, o evento era realizado no primeiro sábado de julho, Dia Internacional das Cooperativas. Mas a partir de 2025, a celebração passa a ser sempre no último sábado de agosto, o Mês do Voluntariado.

A edição 2025 do Dia C Goiás conta com apoio de instituições como Sebrae/GO, Sest/Senat, Sesi/Senai, Detran-GO, Prefeitura de Goiânia (Amma e Goianiatur), CRC-GO, Linq Telecom, deputado estadual Dr. George Morais e Limpa Gyn.

Entre as cooperativas participantes estão: Sicoob Credseguro, Cartago, Uniodonto Goiânia, Sicoob Unicentro Br, Coopanest-GO, Bordana, Sicoob Nova Central, Sicoob Credijur, Sicoob Crediadag, Sicoob Secovicred, Sicoob Juriscredcelg, Sicoob BRmil, Sicoob Credigoiás, Sicoob Centro-Oeste Br, Sicoob Centro-Sul, Sicoob Engecred, Sicoob Credi-Rural, Cooprec, Floryá, CoopGO, Coopersag, Sicredi Cerrado GO, Coopsoluti e Cresol Goiás, Central Sicoob Uni, Unimed Goiânia, Life Saúde, Cocamare.