Agora é oficial: o Dia do Cooperativismo está instituído no calendário de eventos de Quirinópolis. O prefeito Anderson de Paula sancionou, no sábado (27), a lei que cria a data comemorativa no município, durante cerimônia no Teatro Municipal Sodino Vieira de Carvalho. A solenidade foi promovida pelo Sistema OCB/GO e o Núcleo Cooperativo Sudoeste, em parceria com nove cooperativas locais.

O superintendente do Sistema OCB/GO, Jubrair Gomes Caiado, participou do evento e destacou o DNA social do cooperativismo. “Dados da ONU mostram que, nos municípíos que têm, pelo menos, uma cooperativa, o Índice de Desenvolvimento Humano é melhor. Isso acontece porque as cooperativas fazem a diferença e porque elas têm, no seu DNA, o sétimo princípio cooperativista: o interesse pela comunidade”, enfatizou.

Em seu discurso, Anderson de Paula reforçou os números do cooperativismo em Goiás e o alcance do movimento, em benefício da comunidade. “Vimos aqui no vídeo que o Estado de Goiás tem 400 mil coooperados e 180 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações sociais das cooperativas. Olha o impacto! Já pensou se o poder público tivesse essa dinâmica? Se, no caso de Quirinópolis, a gente conseguisse atingir, com as políticas públicas, 25 mil pessoas, a metade da população que nós temos? Isso mostra que cooperando, a gente vai mais longe”, elogiou o prefeito.

O evento de instituição do Dia do Coopreativismo em Quirinópolis também marcou a etapa final da campanha Inverno Solidário, que arrecadou cerca de 500 agasalhos e cobertores, que foram doados a instituições beneficentes da região. A ação foi realizada pelas dez cooperativas parceiras da cidade: Agrovale, CEQ, Coolmeia, Camda, Coopercitrus, Coplacana, Sicoob Unicidades, Sicoob Agrorural, Sicredi e Unimed Rio Verde.