O 1º Fórum Regional de Presidentes e Dirigentes das Cooperativas – Núcleo Cooperativo Regional Nordeste foi realizado na sexta-feira e no sábado (13 e 14/09), em Brasília. O evento, promovido pelo Sistema OCB/GO e com o apoio da OCB/DF, teve a participação de representantes de cooperativas goianas e do Entorno do DF. No primeiro dia, a programação foi marcada pela apresentação das diretrizes do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC) e por palestras sobre questões fundamentais do ramo.
Para o evento da região, organizado pelo Núcleo Cooperativo Nordeste, foram convidados especialistas para abordar temas, levantar discussões sobre cooperativismo nas eleições, cooperação, intercooperação, sinergia e Inteligência Artificial (IA).
O coordenador de Ramos do Sistema OCB nacional, Hugo de Castro, comentou sobre o privilégio de estar em uma programação como essa. “A gente fica muito feliz de estar presente, contribuir com os debates e falar um pouco do CBC, com suas metas e desafios, e de todas as soluções que temos desenhado em conjunto com as organizações estaduais para atender as cooperativas,” disse.
Entre os assuntos abordados no primeiro dia, o gerente de TI do Sistema OCB/GO, Frank Philson, palestrou sobre a Inteligência Artificial como apoio na Liderança nas Cooperativas, um tema relevante para o contexto atual. O coordenador de Relações Institucionais da OCB/GO, Emanuell Lopes, abordou sobre Cooperativismo e Eleições, tema relevante para o setor cooperativista, que é foco de ações da entidade para aproximar o modelo de negócio dos três poderes.
Além disso, o escritor e palestrante internacional Haroldo Dutra fez uma apresentação sobre o tema Cooperação e Sinergia. Os momentos de debate e conhecimento foram intercalados com instantes de confraternização entre os dirigentes.
Segundo dia
O Fórum continuou no sábado (14/09), ainda com o principal objetivo de consolidar e priorizar as diretrizes estratégicas definidas no 15º CBC, realizado em maio deste ano. A programação contou com uma palestra de Marco Zanqueta, um palestrante que utiliza mágica para transmitir informações de forma interativa e leve.
Interação
Zanqueta preparou uma apresentação exclusiva sobre a intercooperação e seus benefícios para as cooperativas. O mágico e palestrante Marco Zanqueta é conhecido por abordar temas técnicos de forma lúdica, usando o ilusionismo e a mágica.
Marco acredita que a solução para promover a intercooperação exige duas posturas: pensar antes e acreditar. “A solução pode estar na nossa frente, mas não enxergamos”, afirmou.
O palestrante também quis passar uma mensagem de protagonismo para os dirigentes das cooperativas. “No dia a dia, cada um acaba olhando para o seu lado e não para o todo. A gente quer receber os aplausos, mas não quer subir no palco. A intercooperação exige esse protagonismo de querer subir no palco e tomar a iniciativa”, acrescentou.
Além disso, o cronograma contou com grupos de discussão sobre o tema, com ampla participação dos 50 cooperativistas da região.