A 2ª edição do Ecossistemas Locais de Inovação (ELI Summit), principal evento nacional voltado para o desenvolvimento de ecossistemas de inovação, foi realizada pelo Sebrae Nacional e o Sebrae/PE no período de 25 a 27 de outubro, em Recife (PE).
O encontro, que é uma parceria com a Anprotec e o Porto Digital, contou com conteúdo de classe mundial e uma programação intensa, reunindo líderes do setor produtivo inovador, instituições de pesquisa, mecanismos de inovação, agências de fomento, governos e investidores.
Uma comitiva de Goiás marcou presença no evento de inovação: os analistas Luana Borges, da Coordenação de Inovação da OCB/GO e Bruno Costa, do SESCOOP/GO, o presidente da Funtec, Lázaro Xavier, a diretora de Inovação e Negócios da Funtec, Cintia Amorim, a analista de Inovação do Sebrae/GO, Emília Pires e o coordenador do Núcleo de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da UFG, Luíz Fernando Gonçalves Araújo.
Sob o tema Orquestração de Ecossistemas de Inovação e com foco no compartilhamento de experiências, o ELI Summit 2023 teve curadoria assinada pelo renomado consultor Josep Miquel Piqué. “Esse é um espaço de reflexão para gestores e formuladores de políticas públicas. O grande desafio que temos nos ecossistemas não é criar novos agentes, mas, sim, coordenar esses agentes para assegurar que tenhamos um propósito em comum, que é ativar a inovação econômica e social”, adianta Piqué.
Palestras
Entre os palestrantes internacionais estiveram Yetunde A. Odugbesan-Omede, professora de Assuntos Internacionais e Ciência Política no Farmingdale State College-State University de NY (EUA), Rafael Popper, head de Educação Executiva em Foresight da University of Manchester e professor adjunto da University of Turku (Finlândia), Santiago Uribe, Chief Resilient Officer de Medellin (Colômbia), Jose Manuel Leceta Garcia, Diretor Geral, Innova IRV Foundation (Espanha).
Já a lista com os nomes de peso nacionais foi composta por Silvio Meira, fundador do Porto Digital e cientista-chefe da TDS Company, Moacir de Miranda, coordenador científico do Programa de Inovação e Tecnologia da USP e representante do Brasil no Global Innovation Index (GIL), Adriana Flosi, secretária Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas (SP), Jeferson Cheriegate, diretor-geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), e Juliano Richter Pires, secretário de Desenvolvimento Econômico de Florianópolis (SC).
Fonte: Sebrae