Promover uma cultura de inovação dentro da Unimed Federação Centro Brasileira é uma das estratégias da entidade. E para debater o assunto e aumentar o engajamento das equipes neste tema, os colaboradores foram convidados a participar do Projeto Cumbuca – Inovação, realizado na manhã do dia 26 de agosto.

Os debates foram baseados no texto “Criatividade e Inovação”, da companhia Edge Makers, que foi entregue e lido previamente pelos colaboradores. Um dos principais aspectos que os participantes afirmaram ter extraído do texto foi a diferença entre criatividade e inovação.

“No dia a dia, precisamos exercitar mais a inovação, porque a criatividade é o que a gente já tem. Devemos saber o que fazer com essas ideias”, relatou Lorena Vaz, especialista de Cargos e Salários.

“Muitas vezes, falamos ‘eu não sou nada criativa’”, acrescentou a especialista em Qualidade, Thais Cardoso. Todavia, o texto mostra que já nascemos criativos. “Criatividade é diferente de talento. Para o talento, você tem que se desenvolver e aperfeiçoar. Porém, todo mundo tem um pouco de criatividade”.

Jeanne Gonçalves, analista de Marketing, citou ainda o Design Thinking, uma metodologia de análise de problemas e reunião de ideias para desenvolver um produto. ”A inovação está totalmente ligada a isso. Para criarmos algo, precisamos pensar em quem vai usar o produto”, complementou.

Todavia, a vergonha de expor as nossas ideias também pode prejudicar o processo. “Às vezes, a gente corta as asas das nossas ideias. Pensamos em algo, mas achamos bobo e não contamos para ninguém, mas, talvez, poderíamos transformar isso em algum produto inovador”, destacou Lucas Cheim, analista de Inteligência de Mercado.

“Temos que pegar as nossas ideias malucas e seguir em frente”, resumiu o analista de Segurança da Informação, Roberto Duarte, durante o encontro que mostrou que todos, de alguma forma, podem contribuir com a melhoria do trabalho e das ações do grupo.

Fonte: Assessoria de comunicação