O Parque de Exposição de Mineiros recebeu durante toda semana, de 11 a 14 de abril, a 4ª Feinagro, uma das maiores feiras agropecuárias de Goiás, realizada pela Cooperativa Mista Agropecuária do Vale do Araguaia (Comiva). Além de trazer tecnologia e inovação, neste ano o evento ofereceu maior espaço e estrutura para os expositores, empresas e público visitante. O Sistema OCB/GO participou da feira, com um estande, onde foram oferecidos minicursos de introdução ao cooperativismo.
Em visitas agendadas por instituições de ensino e também em demandas espontâneas, os visitantes participaram do projeto Sementescoop, que tem o objetivo de disseminar os conceitos básicos desse modelo de negócio, com abordagens adequadas ao público infantojuvenil e adulto. As crianças e jovens assistem a vídeos curtos e informativos adaptados para cada faixa etária e respondem a perguntas sobre o tema, em tablets instalados em uma verdadeira sala de aula audiovisual. Quem conclui o quiz, um questionário virtual, ganha no final um certificado e um kit de brindes.
Em média, 200 estudantes passaram por dia no estande do Sistema OCB/GO, instalado na Feinagro. Até quinta-feira (13), aproximadamente 500 estudantes haviam participado da iniciativa que também foi um sucesso na Tecnoshow Comigo, realizada em Rio Verde, na semana anterior.
Nos dias de realização da feira de agronegócios, passam pelo estande do Sistema OCB/GO alunos dos ensinos Infantil, Fundamental e Médio, de escolas públicas e privadas. Além de promover a educação cooperativista, o estande oferece aos visitantes uma exposição de produtos de cooperativas goianas no Mercado Somoscoop e conta com duas salas de reunião para atender os cooperativistas que visitam a feira.
Segundo o superintendente do Sistema OCB/GO, Jubrair Gomes Caiado, o espaço representa um ponto de apoio das cooperativas nas feiras e fortalece a marca do Sistema. “Queremos mostrar para a sociedade que existe uma entidade por trás das cooperativas que luta pelos cooperados e pelo cooperativismo, melhorando a qualidade de vida de todos. É essencial que as pessoas saibam dos nossos princípios e entendam que as cooperativas empregam e promovem o crescimento de toda comunidade envolvida”, revelou.