Centenas de estudantes passaram por dia no estande do Sistema OCB/GO, instalado na Technoshow Comigo, em Rio Verde. Em visitas agendadas por instituições de ensino e também em demandas espontâneas, os visitantes participaram de um minicurso de introdução ao cooperativismo. A iniciativa faz parte do projeto Sementescoop, que dissemina os conceitos básicos desse modelo de negócio, com abordagens adequadas ao público infantojuvenil e adulto. Ao todo, foram emitidos 1.456 certificados nos cinco dias de evento.
As crianças e jovens assistem a vídeos curtos e informativos adaptados para cada faixa etária e respondem a perguntas sobre o tema, em tablets instalados em uma verdadeira sala de aula audiovisual. Quem conclui o quiz, um questionário virtual, ganha no final um certificado e um kit de brindes.
Nesta quarta-feira (29), foi a vez de 68 alunos da Cooperativa de Ensino de Quirinópolis (CEQ). Animados, crianças e adolescentes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio da cooperativa de ensino experimentaram a atividade. Luiz Felipe Araújo está no 7º ano e acertou todas as respostas do quiz. “Se um dia eu for abrir uma empresa vai ser uma cooperativa porque todos participam, criam as regras juntos e, por isso, tem menos riscos”, ensina o estudante de 12 anos que já vive o cooperativismo porque é filho de cooperado de uma cooperativa agro de Quirinópolis.
Sementes plantadas
Para a direção da escola, o objetivo da proposta de levar os estudantes para a Tecnoshow foi conhecer como funciona o cooperativismo na prática, por meio desse contato com exemplos de aplicação de tecnologia e inovação. “Nossa intenção é que nossos alunos sintam o cooperativismo na veia. Com certeza, foram plantadas mais sementinhas coop hoje com essa iniciativa do Sistema”, revelou Ana Cristina Alves dos Santos, diretora presidente da CEQ.
Com declarações como “cooperativismo é compartilhar”, “é quando todo mundo merece ganhar juntos”, “é ajudar e tem que ter mais gente para fazer isso”, “é dividir um bolo gostoso para todo mundo”, as crianças do 4º ano da Escola municipal de Ensino Fundamental Odélio Guerra, de Rio Verde, demonstraram entender a mensagem de disseminação do modelo de negócio que busca a prosperidade de toda sociedade.
Em todos os dias de realização da maior feira de agronegócios de Goiás, passam pelo estande do Sistema OCB/GO alunos dos ensinos Infantil, Fundamental e Médio, de escolas públicas e privadas de toda região Sudoeste, integrantes dos Bombeiros Mirins, além de estudantes de ensino superior, como do IF Goiano, das Universidades Federal de Jataí (UFJ) e de Rio Verde (UniRV). A Tecnoshow termina na sexta-feira (31) e até nesta quinta-feira (30), mais de mil certificados já haviam sido emitidos pelas equipes que estão atendendo no espaço.
Disseminação do coop
Além de promover a educação cooperativista, o estande oferece aos visitantes uma exposição de produtos de cooperativas goianas no Mercado Somoscoop e conta com duas salas de reunião para atender os cooperativistas que visitam a feira. Cooperados da Cooperativa de Trabalho dos Artesãos do Estado de Goiás (Cartago) também estão expondo e vendendo peças de artesanato no local.
Segundo o superintendente do Sistema OCB/GO, Jubrair Gomes Caiado, o espaço representa um ponto de apoio das cooperativas na Tecnoshow e fortalece a marca do Sistema. “Queremos mostrar para a sociedade que existe uma entidade por trás das cooperativas que luta pelos cooperados e pelo cooperativismo, melhorando a qualidade de vida de todos. É essencial que as pessoas saibam dos nossos princípios e entendam que as cooperativas empregam e promovem o crescimento de toda comunidade envolvida”, revelou.
Durante uma visita, representantes do Sicoob Credi-Rural elogiaram a proposta e ressaltaram a importância de reforçar na comunidade os ideais do cooperativismo. “Temos que dar sequência ao que estamos fazendo, precisamos nos preocupar com a sucessão. O Sistema está de parabéns marcando essa presença aqui”, disse Kadmo Ribeiro Carneiro, presidente da cooperativa de crédito sediada em Jataí (GO).
Já segundo o superintendente de Produtos e Serviços do Sicoob Credi-Rural, Fernando Pereira Cabral, é necessário mudar a concepção das pessoas sobre o que é uma cooperativa e o estande do Sistema OCB/GO é uma boa iniciativa para essa conscientização. “Foi plantada aqui mais uma plantinha coop. Que todos entendam que cooperativa de crédito não é um banco e que existem outros ramos, não só o rural”, comentou.