Foto: Secom Goiânia

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (Sedicas), realizou nesta quarta-feira a segunda edição da Feira da Agricultura Familiar e Economia Criativa. O evento, sediado na Secretaria de Estado da Economia, é fruto de uma parceria estratégica com o Sistema OCB/GO, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).

O principal objetivo da iniciativa é abrir mercado e fomentar a comercialização direta, sem intermediários, para produtores rurais, cooperativas da agricultura familiar e empreendedores da economia criativa. Nesta edição, participaram 35 expositores, 50 produtores e 10 cooperativas, entre elas a Coomafago, a Complem, a Floryá, a Cooprocaldas e a Cooperarte.

A feira ofereceu ao público uma variedade de itens como hortifruti, queijos artesanais, doces caseiros, cachaça, artesanato e comidas típicas preparadas com produtos da roça, como a coxinha de mandioca. A proposta de eliminar atravessadores garante melhor preço ao consumidor e maior renda ao produtor.

Parceria

A vice-prefeita, Coronel Cláudia, que esteve no local, enfatizou que a ação integra uma estratégia municipal de valorização da produção local e geração de renda. “Nosso compromisso é criar oportunidades reais para quem produz no campo e na economia criativa”, declarou.

O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, reforçou a importância do apoio institucional. “Precisamos realmente incentivar esse tipo de feira para aproximar os produtores dos consumidores. São produtores de qualidade e isso ajuda também para que a agricultura familiar cresça”, afirmou.

O secretário municipal da Sedicas, Adonídio Neto, anunciou a intenção de ampliar o projeto para outras regiões da cidade. “Acreditamos que fortalecer a agricultura familiar é também fortalecer a economia de Goiânia e levar alimentos de qualidade à mesa da população”, disse.

Oportunidade

Os expositores celebraram a oportunidade. Osvaldo Thomás, cooperado da Complem, ressaltou o aspecto comercial do evento. “É muito importante, não só pela divulgação e pelo faturamento, mas por levar nossos produtos artesanais para novos clientes”, concluiu.

Vilma Coimbra, que levou produtos de sua propriedade, confirmou a importância de uma feira deste tipo para os produtores. “A gente sobrevive dessa renda e a oportunidade de expor nossa mercadoria em outro local aumenta nossas vendas”, comemorou.

(com informações da Secretaria Municipal de Comunicação – Prefeitura de Goiânia)