O que começou como um experimento para as cooperativas goianas tornou-se um curso, em nível nacional, sobre Filosofia de Gestão (FG) voltado para o modelo de negócios cooperativista. O MasterClass FG Academy foi inaugurado, nesta terça-feira (29), com aula magna que contou com a participação do presidente do Sistema OCB, Marcio Lopes de Freitas. As soluções personalizadas são frutos de parceria, inicialmente, entre o Sistema OCB/GO e a empresa Thutor, especializada em técnicas de gestão com desenvolvimento de propósito.

Marcio parabenizou a iniciativa do presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, e os investimentos das coops em capacitação e formação de seus cooperados, bem como o monitoramento de suas atividades que, segundo ele, vêm apresentando sinais de desempenho cada vez mais positivos.

“É importante termos parceiros adequados para desenvolver permanentemente nosso modelo de negócios. O presidente Luís Alberto foi muito feliz em investir no principal capital da cooperativa, que são nossos cooperados. A humanidade não está satisfeita com os atuais modelos: capitalismo desenfreado ou socialismo concentrador. O coop tem tudo a ver com os anseios da população, que clama por uma economia mais compartilhada e isto está em nosso DNA. Claro, sem abrir mão da competitividade, da sustentabilidade e da eficiência em gestão. Todos esses pontos passam pela formação de nossos cooperados e dirigentes”, considerou o presidente Marcio.

O presidente do Sistema OCB também destacou o desafio BRC 1 Tri de Prosperidade, que tem entre seus objetivos, garantir o bem-estar de todas as pessoas e projeta como meta, somar 30 milhões de cooperados e movimentar R$ 1 trilhão nos próximos cinco anos (até 2027). “Somos capazes de gerar prosperidade para além do desenvolvimento econômico. Estamos empenhados nisto e, para alcançarmos essa meta, começamos formando gente. Com o FG Academy tenho certeza de que vamos mais rápido, sobretudo, nas nossas métricas ESGCoop. Desejo muito sucesso aos instrutores e aos participantes dessa formação. Vamos fazer um Brasil melhor para todos”, enfatizou.

As experiências com a Thutor motivaram o Sistema OCB/GO a aumentar o alcance da capacitação dentro do modelo de filosofia de gestão. “Queríamos construir uma base que fosse mais acessível para várias coops e, após nosso primeiro projeto, aperfeiçoamos algumas questões e lançamos o FG Academy. Eu reforço que é necessário que haja envolvimento dos dirigentes para avançarmos. Desejo bons estudos a todos neste curso, onde a felicidade das pessoas é o principal foco”, salientou Luís Alberto Pereira.

Segundo o fundador da Thutor, Marcio Fernandes, o coop é uma escolha consciente para um caminho de sucesso com prosperidade. “O desafio BRC 1 Tri será atingido muito antes e com o FG Academy vamos perpetuar as conexões com as pessoas para melhor compreendê-las. Dá para ganhar dinheiro pensando em melhorar a qualidade de vida e alinhar isto ao dinamismo, inovação, resiliência, pensamento estratégico e foco nos resultados. É uma jornada de transformação cultural, e nela temos quatro pilares: acreditar, praticar, melhorar e compartilhar. Nosso curso é voltado para lideranças, gestores, presidentes, dirigentes e todas as pessoas que querem novas ferramentas no seu cinturão de habilidades”.

O presidente do Sistema OCB/MS, Celso Regis, avaliou que os desafios futuros exigem que as estratégias do coop precisam ser aperfeiçoadas. “Precisamos buscar errar menos para chegarmos a R$ 1 trilhão de prosperidade. Temos capacidade e empreendimentos cooperativos formidáveis aliados ao propósito de melhorar a qualidade de vida das comunidades onde estamos inseridos”.

O curso

O objetivo do curso é transferir conhecimentos sobre Filosofia da Gestão para as cooperativas de forma prática. Até três dirigentes de cada coop poderão acessar as aulas virtuais, os materiais didáticos e contar com as tutorias. A plataforma Wave foi criada para atender os alunos e funcionará, além de biblioteca com materiais necessários, como uma rede de conexão entre as coops. Com duração de 36 meses, separados em três jornadas de aprendizado – 12 meses cada (200 horas) – os estudos estão alinhados com entendimentos comuns do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). A cada módulo haverá avaliações. Ao final dos 36 meses, as coops serão certificadas pela FG Academy.