A palestra interativa sobre o atual cenário econômico do Brasil e do Mundo, ministrada pelo economista Luís Artur Nogueira, foi o ponto alto da programação do primeiro dia do Fórum de Presidentes e Dirigentes de Cooperativas do Núcleo Central. O evento foi realizado pelo Sistema OCB/GO, nestas quinta e sexta-feira (7 e 8/08), em Pirenópolis.

O objetivo de trazer a palestra para a programação do Fórum foi oferecer insumo para os líderes tomarem as melhores decisões dentro das suas cooperativas. “Convidamos o economista Luís Artur Nogueira para nos falar sobre as consequências de toda essa celeuma que trouxe o tarifaço do governo americano”, justificou o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira.

O especialista Luís Nogueira apresentou para os gestores de 50 cooperativas da região Central do Estado de Goiás um panorama econômico global e brasileiro, com ênfase nos impactos do “tarifaço” norte-americano. Segundo ele, Goiás e o Centro-Oeste seguem com perspectivas positivas de crescimento, especialmente pelo fortalecimento do agronegócio e do cooperativismo.

“A boa notícia é que o Centro-Oeste, em especial o Estado de Goiás, estão mais blindados pelo tarifaço que o restante do País. Outra é que, como a ênfase econômica regional é o agronegócio, o grande cliente é a China e não os Estados Unidos, o que blinda o setor. As expectativas então são muito positivas e, no contexto do cooperativismo, vai continuar crescendo por que é o meio social mais justo e economicamente mais eficiente para fazer o Brasil crescer”, afirmou o palestrante.

O Fórum

Durante dois dias, o encontro discutiu temas estratégicos como cultura cooperativista, liderança, intercooperação e cenário econômico. Luís Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/GO, e Jubrair Caiado, superintendente da instituição, destacaram a importância da união entre cooperativas para gerar resultados sustentáveis.

“O Fórum fortaleceu o diálogo e a construção de estratégias conjuntas para o desenvolvimento do cooperativismo goiano”, arrematou Victor Rios, gerente-geral da OCB/GO.

Catarina Naghettini, presidente da Cooperbana, reforçou o valor da troca de experiências entre diferentes portes de cooperativas. Domingos Portilho, presidente do Sicoob Juriscredcelg, elogiou a iniciativa e ressaltou a importância do evento para os cooperativistas. “É muito importante porque esse encontro traz toda informação necessária para nosso bom desempenho. Nós precisamos estar bem antenados para desenvolver nosso papel no cooperativismo, aproximando as pessoas e melhorando a distribuição de renda”, declarou o presidente da cooperativa.

Fóruns 2025

Para compor a programação dos Fóruns de Presidentes deste ano, o Sistema OCB/GO convidou a HSM Academy, uma plataforma de educação corporativa que oferece soluções em treinamento e desenvolvimento por meio de experiências transformadoras. Os palestrantes e mediadores criam um ambiente voltado à troca de experiências e à inovação, unindo cultura cooperativista e negócios. A proposta é que, por meio de dinâmicas e momentos inspiradores, sejam construídas ações estratégicas para o crescimento sustentável das cooperativas. 

Outro momento que chama a atenção dos participantes é a palestra com os Mentalistas. Os psicólogos Beto Parro e Rafael Moritz são especialistas em palestras interativas que geram reflexão e mudança de comportamento, de forma leve, bem-humorada e surpreendente. “As coisas extraordinárias que realizamos, só acontecem quando fazemos juntos”, revelam os palestrantes.