O avanço do acordo Mercosul–União Europeia e os desafios para inserir a produção goiana no mercado internacional pautaram o debate realizado nesta segunda-feira (9), pelo Fórum das Entidades Empresariais de Goiás (FEE-GO), em Goiânia. Representando o Sistema OCB/GO, que integra o fórum, o presidente Luís Alberto Pereira destacou o potencial do Estado, mas chamou atenção para a necessidade de preparo dos exportadores locais. “Temos produção que desperta interesse da Europa e de outros países, mas os nossos exportadores ainda não sabem como acessar esses mercados”, afirmou durante o encontro.
A reunião, realizada na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), contou com a presença da embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf. Ela informou que o acordo já foi aprovado pelo Conselho Europeu e aguarda ratificação dos parlamentos nacionais. A expectativa é de que o tratado entre em vigor em 2026, ampliando o acesso de produtos industriais e agropecuários ao mercado europeu, com regras sustentáveis e estímulo à competitividade.
Cooperativismo
A embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, reforçou o papel central do cooperativismo nesse novo cenário. Ela destacou que as cooperativas representam um dos modelos de negócio mais relevantes e estratégicos diante dos desafios e oportunidades decorrentes do acordo. “O cooperativismo se apresenta como uma plataforma segura, sustentável e inclusiva para transformar desafios regulatórios, ambientais e comerciais em oportunidades reais de negócios, atração de investimentos e fortalecimento das relações econômicas bilaterais”, explicou Schuegraf.
Nesse contexto, a embaixadora apontou oportunidades concretas que se abrem para as cooperativas brasileiras, como a formação de parcerias estratégicas com cooperativas europeias nos setores agroindustrial, energético, financeiro e de inovação. Outra frente seria a captação de investimentos europeus voltados a projetos cooperativos alinhados às agendas ESG, transição verde e economia de baixo carbono.
Autoridades
O evento contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, entre eles o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho; o secretário de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Adonídio Vieira; o subsecretário de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes da Secretaria-Geral de Governo, Renato Lyra; e o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel.
Além do Sistema OCB/GO, participaram representantes de entidades que integram o FEE-GO, como Fecomércio-GO, Faeg, Facieg, FCDL-GO, Acieg e Adial Goiás. As contribuições coletadas durante a reunião devem subsidiar um documento técnico a ser encaminhado ao Itamaraty, ao Ministério da Agricultura e Pecuária e à bancada federal goiana, com o objetivo de fortalecer a posição do estado nas negociações internacionais.
