O governador Ronaldo Caiado participou, por videoconferência, da 18ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste, em Brasília, na última quinta-feira (6), que teve também a presença do Secretário de Estado da Retomada e Presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do FCO, César Augusto Sotkeviciene Moura. O evento reuniu representantes dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás para discutir estratégias e tomar decisões sobre o desenvolvimento da região.

As duas propostas apresentadas por Goiás na reunião foram aprovadas de forma unânime. A inclusão do financiamento de animais de serviços para a lida da atividade de pecuária de corte e leite; e a alteração no prazo para início dos desembolsos financeiros por parte das empresas financiadas pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).

Entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro semestre de 2023, das propostas acima de R$ 10 milhões, o Estado contratou 12 operações com recursos do FCO, o que representou investimentos de R$ 228 milhões. O Governador Ronaldo Caiado disse que Goiás está cumprindo com a norma constitucional do FCO que é de “dar condição de competitividade às pessoas que de certa forma são excluídas de qualquer crédito pelas linhas normais do sistema financeiro”, explicou.

Na reunião também foram debatidos projetos ligados ao cooperativismo. O Governo de Goiás solicitou que as agroindústrias vinculadas a cooperativas sejam incluídas como operação rural. A proposta recebeu apoio do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional e presidente do Conselho do Condel, Waldez Góes, e de governadores, e deve ser votada na próxima reunião.

“O tema ainda não foi colocado em votação pela equipe do Condel, mas teve o apoio do Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional e presidente do Conselho do Condel, Waldez Góes e governadores presentes para que seja incluída na próxima reunião”, afirma César Augusto, Secretário de Estado da Retomada e Presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do FCO.


Também estiveram na pauta a criação de linha de financiamento para irrigação e drenagem; criação
de condições favoráveis de carência, prazo e limite aos financiamentos concedidos a empreendimentos dirigidos por mulheres, além de estabelecer o montante de repasse de recursos do FCO para financiamento do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado.

Fonte: Secretaria da Retomada