O Hospital da Unimed Rio Verde tem dois motivos para comemorar essa semana. Além de completar oito anos de existência, é celebrado, também, o dia em que Rodrigo Mendonça ganha alta hospitalar após seis meses de tratamento intensivo.

A abordagem humanizada proporcionou um ambiente acolhedor e confortável para o bebê e sua família, como conta Ricardo Moraes Mendonça, pai do Rodriguinho. “Com a convivência, vimos que eles estavam tratando o Rodrigo como se fosse parte da família de cada um que trabalha ali”, relata Ricardo, e acrescenta que, por conta da confiança nos profissionais assistenciais, permanecia tranquilo quando precisava ir para casa descansar.

Rodriguinho, seus pais e equipe assistencial da Unimed Rio Verde

Durante a gestação, Ana Cristina Braz Silva, mãe do Rodriguinho, descobriu estar com incompetência istmo cervical (abertura no colo do útero), quadro que pode resultar em um parto prematuro e, como forma de cuidado, Ana Cristina passou a repousar. Além disso, realizou uma cerclagem, procedimento para manter o colo uterino fechado, além de passar a utilizar um pessário. “Mesmo assim, no dia 23 de dezembro, a minha bolsa gestacional rompeu e viemos para o hospital. A intenção inicial era ficar internada o máximo possível mas, no dia 24 entrei em trabalho de parto e, às 23h47, ele nasceu. Ficamos desesperados, mas já sabíamos que a UTI seria inevitável” conta Ana Cristina.

Rodriguinho nasceu pesando apenas 560 gramas, e contou com o acompanhamento intensivo da equipe médica e assistencial.

Sobre o Hospital Unimed Rio Verde
Referência em cuidado humanizado e segurança do paciente, o Hospital Unimed Rio Verde completa, em 2023, oito anos, entregando aos clientes um cuidado global de sua saúde.

O Hospital Unimed Rio Verde conta com três salas cirúrgicas, com protocolos de identificação e segurança do paciente com Checklist de Cirurgia Segura; UTI Adulto com oito leitos, poltronas para presença de acompanhante do paciente, sala de acolhimento da família e equipe multidisciplinar; UTI Neonatal com seis leitos, permanência da mamãe junto ao bebê, além de projetos de humanização, como o aleitamento materno, banho de ofurô, hora do soninho e canguru; Sala de Parto Adequado com cavalinho, bola, chuveiro com água quente e banheira própria, som ambiente e iluminação com regulador de luminosidade; Serviço de Oncologia com cinco leitos, com consulta oncológica, tratamento de quimioterapia endovenosa e quimioterapia oral; Laboratório com certificação ISO 9001:2015; Serviço de Diagnóstico por Imagem com Raio-X, Tomografia Computadorizada, Ultrassom e Ressonância Magnética com acreditação PADI; Pronto Atendimento para consultas pediátricas e adultas, com consultório de Ginecologia e Ortopedia.

Além disso, o Hospital Unimed Rio Verde recebeu, no dia dez de maio deste ano, a certificação ONA nível 1, Acreditado – que avalia a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade.

Fonte: Assessoria de comunicação da Unimed Rio Verde