As cooperativas consideram a inovação cada vez mais importante. É isso o que revela um estudo que o Sistema OCB acaba de divulgar. Em 2020, 84% das cooperativas consideravam a inovação essencial, e, em 2024, esse número subiu para 87%. A Pesquisa de Inovação no Cooperativismo Brasileiro teve como objetivo entender a evolução e as tendências das cooperativas no que diz respeito à inovação. Em Goiás, a Inovação é uma das diretrizes estratégicas do Sistema OCB/GO. A entidade acaba de criar um Grupo de Trabalho (GT) com representantes das cooperativas. Ideia é gerar discussões estratégicas e contribuir para o desenvolvimento de projetos inovadores. 

A avaliação quantitativa recebeu mais de mil respostas de membros das cooperativas dos sete ramos de atividades e dos 27 estados da federação. Entre os respondentes, 80% das cooperativas informaram ter introduzido inovações em seus processos, com uma média de 3,6 projetos cada, com destaque para os Ramos Crédito e Saúde, que tiveram 5,8 e 3,9 projetos implementados respectivamente. Cerca de 70% das cooperativas participaram de cursos ou programas de treinamento voltados para a inovação.

Guilherme Costa, gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB, destacou os pontos positivos e de atenção dos resultados alcançados. “A segunda edição da pesquisa demonstra uma evolução no reconhecimento da importância e do envolvimento da liderança no processo de inovação das cooperativas. No entanto, revela ainda um caminho a ser percorrido na incorporação da cultura de inovação nos planejamentos, da destinação de recursos para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). E, ainda, na mensuração dos resultados na inovação para a competitividade do negócio. Estas percepções são fundamentais para enriquecer as estratégias de inovação, fortalecendo progressivamente o cooperativismo e impulsionando seu sucesso.”

Desafios

Embora a inovação faça parte do planejamento estratégico de 79% das cooperativas, ainda existem desafios que precisam ser superados. Para 46% delas, a falta de recursos financeiros é uma barreira, enquanto 34% apontam a falta de organização, ideias e capacitação como obstáculos para a inovação. 

Ainda assim, a pesquisa revelou que as cooperativas observaram um impacto positivo da inovação em áreas onde projetos nesse sentido já foram implementados, como Marketing e Comunicação Externa (53%), Atendimento ao Cliente (53%) e Tecnologia (48%). Nesses casos, a inovação foi utilizada para melhorar processos internos e ofertar novos produtos ou serviços. 

Qualitativa

Na etapa qualitativa da pesquisa foram realizadas 14 entrevistas, sendo duas por ramo de atividade. Os resultados apontaram a necessidade de sensibilizar ainda mais os cooperados sobre a importância da inovação. Os participantes demonstraram receio em aumentar os gastos de suas cooperativas com iniciativas inovadoras, sem considerar os possíveis ganhos a longo prazo. Também foi possível observar que é preciso priorizar a cultura de inovação nos planos estratégicos das cooperativas, bem como ações concretas e novos projetos.

Quanto às características dos respondentes da etapa quantitativa, 26% são presidentes; 19% gerentes; 16% diretores e 39% ocupam outras funções dentro de suas cooperativas. No total, 89% das cooperativas representadas são singulares; centrais, 5%; federações, 5%; e confederações, 1%. Na divisão por atividade, 26% são do Ramo Crédito; 25% do Agronegócio; 17% de Saúde; 12% de Trabalho, Produção de Bens e Serviços; 11% de Transporte; 5% de Consumo; e 2,5% de Infraestrutura. 

O estudo foi realizado pelo Sistema OCB em parceria com a Checon Pesquisa.

Confira o relatório completo com infográficos dos resultados em https://in.coop.br/pesquisa-inovacao2024-infografico  

Com informações do Sistema OCB